quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Solução de dúvidas - Inglês avançado

Boa tarde pessoal.
Obrigado a todos pelas mensagens relativas aos tópicos "Solução de dúvidas".
Antes de entrar neste eu gostaria de compartilhar uma coisa que me foi ensinada quando eu tinha 17 anos e estava no último período do curso de Inglês (hoje tenho 33).
Fui aluno do Ibeu e meu último livro, como aluno, era ADVANCED. Eu dizia que tinha Inglês avançado. Minha professora, um dia conversando comigo, me disse:
"Cuidado para não avaliar seu Inglês como Básico, Intermediário e Avançado segundo a nomenclatura dos livros didáticos. Na verdade, a pessoa que TERMINA um curso regular (com materiais intitulados Básico, Intermediário e Avançado) tem, sim, um Inglês BÁSICO. O Inglês fluente tem aquela pessoa que tem todas as habilidades da língua inglesa tão apuradas quanto às da língua Portuguesa e Inglês avançado é aquele que te permite falar sem pensar em Português, entender 95% de um romance (livro) ou filme e conseguir se virar em QUALQUER situação corriqueira do dia a dia."
Ouvir isso foi importantíssimo pra mim para eu ter consciência de que precisava ( e ainda preciso, como qualquer um, professor ou aluno) estudar, ler, ouvir e praticar cada vez mais.

Então o que eu queria vincular a este tópico é lembrar às pessoas de sempre ter contato com o Inglês natural ( de filmes e seriados ) e tentar sempre usar o vocabulário mais adequado e natural possível. Nem sempre ele é o mais fácil.

Por exemplo:
Posso dizer: I know how to speak Spanish. A frase está correta e representa o que é mais fácil falar para um aluno brasileiro mas é muito mais natural dizer I can speak Spanish. Representa uma familiaridade, uma intimidade com o idioma, com o que é falado naturalmente pelas pessoas. Casos como este há milhares.

Há de se ter também muito cuidado com ditados populares e expressões idiomáticas pois raramente equivalem ao Português. Eles se referem à cultura e vida de outro povo e por isso mudam tanto.

Dois livros muito bons que eu comprei recentemente sobre este assunto podem ajudar muito (e são baratinhos também):

Ei-los:
What you need to know about English Expressions (252 pags)
Virginia Klein
Learners Pubishing
ISBN 981-4107-44-1

What you need to know about Proverbs & Sayings (188 pags)
Anne Seaton & Rowena Knox
Learners Publishing
ISBN 978-981-4107-43-3

Grande abraço a todos

4 comentários:

Josevane Acacio disse...

foi realmente muito bom ter lido seus comentarios e ate dicas de livros. sua humildade é contagiante! thanks

Josevane Acacio disse...

não consigo parar de ler suas dicas são boas e esclarecedoras! os exercicios tem ajudado-me bastante!! parabens

Fabio Costa e Silva disse...

Muito obrigado pelo carinho das mensagens, Josi. Desejo a você uma ótima semana.

Paulo Valerio disse...

Fábio, demorei o tempo da sua idade para ler um excelente esclarecimento sobre o quanto nos situamos no conhecimento do idioma inglês. Confesso que em meu CV sempre escrevi "avançado" mas, sem sombra de dúvidas. O correto é o Básico. Vivemos no Brasil, não trabalhamos falando aquele idioma e ao final, enfraquecemos tudo que aprendemos há muito. Cordialmente,