segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Minha utopia.

Oi pessoal, bom dia a todos.

Vocês já leram a entrevista do Cesar Cielo à revista Veja desta semana ? Todo o sucesso na vida é como ele diz: é só se dedicar e se esforçar. Treinar muito. Praticar muito. Não tem mistério.
Em 6 anos de trabalho como professor de Inglês em turmas de curso e escola e aulas particulares, eu já devo ter tido de 400 a 500 alunos. Posso dizer tranquilamente que o número de alunos que procederam corretamente quanto aos estudos enquanto tinham aulas pode ser contado nas mãos.

A minha utopia é de que as pessoas tivessem 3 aulas por semana, por exemplo seg, qua e sex ou seg, qua e qui ou ter, qua e sex. Entre as aulas da semana, meia hora de estudo. Basta leitura atenta dos livros didáticos ou resolução de exercícios gramaticais. Em todos os fins de semana haveria a leitura de pelo menos umas 30 pags de um romance em Inglês, 5 pags de exercícios de gramática, 1 redação e 2 filmes com áudio e legenda em Inglês.

Como vocês podem ver, não é o fim do mundo. Meia hora de dedicação 2 vezes por semana e uma hora sábado e uma hora domingo (os filmes não contam como esforço de estudo. São diversão.) estão de bom tamanho e não atrapalham a vida de ninguém. Mas repito, é quase impossível conseguir isto dos alunos.

Imagine o seu esforço em estudar Inglês como a prática de musculação. Falar fluentemente equivale a levantar 40 quilos de cada lado no supino reto (caso você não esteja familiarizado, o supino reto é o aparelho mais famoso da musculação. Ele nos faz exercitar principalmente os músculos do peito e consiste em uma barra longa de ferro com anilhas nas pontas e levantamos o peso deitados num banco). Se você estiver completamente fora de forma, você vai conseguir fazer 3séries de 10 repetições com provavelmente 4kg de cada lado. Você estará conseguindo trabalhar com 10% do seu objetivo final.
Daí por diante é só ir 3 vezes por semana à academia e ir aumentando gradativamente os pesos (e entre as sessões, tentar caminhar ou correr e ter uma alimentação saudável). As semanas vão passar e em dois meses você estará levantando de 15 a 20 quilos, mais alguns meses, 25 a 30, e por aí vai. É só ter vontade, disciplina e dedicação.

O exemplo da musculação pode ser substituìdo por qualquer outro que envolva dedicação: correr uma meia maratona, nadar uma determinada distância, passar no vestibular, iniciar e terminar a construção de alguma coisa etc.

Vou parando por aqui. Daqui a pouco meu aluno de 8h chega.
Um grande abraço pra vocês e o que precisarem de ajuda em Inglês é só falar.

Um comentário:

Silvana Machado disse...

Na vida, tudo é uma questão de prioridades. Se o sujeito achar que deve aprender, ele arranja um tempinho todos os dias. Tem gente que não passa sem o acesso a Internet. Que tal utilizar como página principal uma em Inglês, ficar em um chat (tipo o do YAPPR) por alguns minutos? São coisas que, mesmo quem diz que não tem tempo pode fazer.
Um grande abraço, teacher!