segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Dicas sobre procedimentos em aulas particulares.

Atenção: não vai nenhuma crítica a nenhum curso de inglês através do tópico abaixo.

Atualmente, como todos sabem, sou professor do Colégio Santo Amaro mas em 90% do tempo dou aulas particulares.
Às vezes me deparo com situações que alunos me contam que já enfrentaram e faço o possível para ajudá-los.

Logo no começo, em muitos casos, percebo uma característica: um medo enorme de falar Inglês, de se arriscar a falar errado.
Assim que isso acontece falo claramente a meus alunos para não ter medo, para se arriscar mesmo pois não haverá problemas se for uma fala cheia de erros. Procuro sempre corrigir, apresentar o erro e mostrar o caminho para evitar erros no futuro. As pessoas às vezes têm muito medo de fazerem papel ridículo e eu sempre digo que isso não existe. Há até uma espécie de dogma entre o povo americano: "Respeite quem fala com sotaque pois esta pessoa se comunica em duas línguas e você (outro americano) só em uma".
Então, nas minhas aulas e nas aulas de todo professor particular que eu já conheci, não há problema. Ninguém nunca será ridicularizado nem vai receber qualquer tipo de punição ou preconceito por falar errado, por mais errado que seja.

E outra dica que considero valiosa para a permanência e estímulo do aluno é a seguinte: o aluno, na aula particular, é quem manda.
Já trabalhei em um curso que o dono mandava, sempre, dar 3 páginas de livro por aula e isso era péssimo ! Com alguns alunos tinha que correr quando ficavam muito tempo em uma página e com outros as 3 páginas eram devoradas em 20 minutos. O meu conselho para os alunos particulares é: não esqueçam, nas aulas particulares vocês têm toda a liberdade de escolher o que querem fazer.
UM exemplo:
NOrmalmente uso com meus alunos a coleção Interchange mas falo na primeira aula e sempre lembro a eles que podemos, na aula em que quiserem, usar outro material como um livro de conversação ou um só de listening ou mesmo fazer só exercícios gramaticais ou ainda analisar uma parte de um seriado no DVD ou os versos de uma música.
E estou sempre preocupado em criar coisas novas pois se o aluno paga por minhas aulas ele está pagando por um serviço e quem paga por um serviço, seja qual for, tem o direito de ter o melhor daquele serviço.

Então, se você é professor, esforce-se por seus alunos, se você é aluno lembre-se: não há necessidade de você se sentir chateado se o material de alguma forma não está rendendo o esperado: converse com seu professor e certamente vocês entrarão em um acordo que será bom para os dois.

Grande abraço e boa noite a todos.

3 comentários:

Má. disse...

Hi, please, help me out. I've been teaching at Wizard for five years now, but I intend to quit as soon as possible, and I'll start teaching in my house, and I'd like some tips. What do you usually do in a first class? Do you speak, read, ask questions...? Thanks a lot!

Anna Carolina Menta disse...

Hello, teacher, thanks for the tips. I´ll start teaching a student and she was using the book "face 2 face" - upper intermediate. She´s already at lesson 11 of 14, meaning that we´ll need to find out another book to go on after finishing this one. Could you give me some advice on which book as a good one for advanced students? Thank you so much!

Fabio Costa e Silva disse...

Interchange Third Edition and Touchstone are the best ones dear friend.