sábado, 19 de julho de 2008

Minhas colunas no jornal 1

ESTUDANDO E ENSINANDO INGLÊS

Hi everybody!
Tive, esta semana, dois casos idênticos que mexeram muito comigo e queria compartilhar com vocês e fazer uma análise a respeito que talvez ajude alguns. Duas alunas, por volta de 30 anos, e em dias diferentes, ao perceber que estavam tendo muita dificuldade de aprender choraram copiosamente.
Acho que tive uma reação adequada de tranqüilizá-las e passar-lhes confiança para o futuro, para a continuidade das aulas. Elas melhoraram e estão confiantes, porém alguns fatos vêm me chamando a atenção repetidamente em relação a:

1 - Crianças e adolescentes - Por favor, estudem e não faltem às aulas. Inglês e Português não são matérias que devemos tirar uma nota para passar. Devemos assimilar e usar o que aprendemos pelo resto da vida e sempre aprendendo mais.Sem saber Inglês, um bom emprego é quase impossível. Com um bom planejamento dá pra se divertir sem deixar de estudar.

2 - Pais - Façam o que puderem para estimular seus filhos. Se for financeiramente possível, não meçam esforços para que eles aprendam Inglês.

3 - Professores - Conquistem os alunos através de dedicação, inteligência e criatividade.Se vocês puderem fazer (muitos cursos e escolas vetam qualquer material que não for o principal), usem figuras com eles e façam exercícios de repetição à exaustão. Levem recortes de objetos como um livro, uma bola, uma árvore, um supermercado, um ônibus e vão exercitando vocabulário e gramática (principalmente to be e simple present).Ex: Imprimam em 2 folhas a figura de um livro.Com uma das folhas mostrando a eles perguntem: "What is this? Is this yellow? Is it good for you? Do you like this?”.Agora com as duas repitam o procedimento com as frases plurais.Eles adoram e admiram muito quem faz, cria algo para eles.

4 - Alunos adultos - Não se desesperem. Todos são capazes de aprender. É um pouco mais difícil a partir dos 20 anos por causa de preocupações e horários referentes a faculdade, estágios, trabalhos, cônjuges e filhos, eu sei. Mas com estudo diário (15 minutinhos de contato com a língua já ajuda muito) e uma quantidade razoável de leituras, músicas, filmes e seriados, é possível conseguir.Não fiquem só em livros didáticos, diversifiquem. Pensem no Inglês como um carro e que a fala, a compreensão auditiva, a escrita e a gramática são, cada uma, uma roda. E se uma delas não vai bem, o carro não anda direito.

Fiquem com Deus.

Nenhum comentário: