sexta-feira, 24 de julho de 2009

Uma ótima notícia

Neste mês de julho estou, como sempre, com um número menor de aulas para dar. Tenho aproveitado tentando criar e colocar tópicos úteis de dicas ou exercícios de Inglês no Blog o maior número de vezes possível.
Este tópico a princípio parece não ter nada a ver com o aprendizado de Inglês, mas no final eu explico.
Além de gostar muito de dar aula e estudar Inglês, sempre aprendendo coisas novas para ajudar a mim e a meus alunos através de gramáticas, romances, filmes e seriados, sou uma pessoa viciada em exercícios físicos. Gostaria de compartilhar com vocês um dos melhores acontecimentos da minha vida que ocorreu esta semana.
Fora o futebol que sempre joguei na escola, comecei firme com os exercícios aos 20 anos, em 1996. Fazia musculação, bicicleta e corrida. Sempre fui muito à praia mas em 2006 entrei de sócio no Clube Guanabara onde moro, aqui em Botafogo, RJ.
Comecei a nadar 400 metros, depois 500 metros. Havia semanas que nadava todo dia e havia outras que não nadava dia nenhum.
Um dia, em julho de 2006, me empolguei e nadei 3000 metros. Acho que percebi neste dia que poderia nadar a distância que quisesse, desde que mais devagar para não me cansar logo.
Ainda em 2006, percebi que a minha distância ideal para nadar era de 1500 metros. Não tão pouco como 500, não tanto quanto 3000m.
Precisava estabelecer um parâmetro, uma meta, para me motivar cada vez mais e, se atingisse esta meta, ter mais um motivo para me sentir realizado um dia.
Estava nadando, sem pressa nenhuma, 1500 metros em 37 minutos.
Pois bem: meu objetivo passou a ser nadar os 1500 em menos de 30 minutos.
Aos poucos comecei a trocar meus exercícios de bicicleta e musculação por natação. Não os abandonei completamente mas estava empenhado em cumprir meu objetivo.
Comecei a tentar nadar mais rápido mas percebi que ficava muito cansado por volta dos 800 metros. Aos poucos fui conseguindo nadar mais até chegar aos 1500 com o que eu achava que era a força máxima. Já estava conseguindo nadar por volta dos 32min e um dia, no final do ano passado, nadei em 31minutos e 20segundos, eu acho.
Este dia em que nadei em 31 foi um dia atípico. A temperatura da água e do ar estava ideal, eu estava bem descansado e a piscina estava bem vazia, sem marolas.
Fiquei muito feliz pelo resultado mas muito preocupado. Achei que não atingiria minha meta nunca. Isso foi em novembro do ano passado, 2 anos e meio depois que tracei meu objetivo.
Ontem, finalmente, nadei os 1500 em 29min e 58seg. Consegui, depois de muito treino, paciência e concentração, atingir meu objetivo.
Por quê estou contando tudo isso ?
Por que já passaram pelas minhas aulas de Inglês centenas de pessoas que tinham como meta aprender e falar a língua fluentemente. Muitos não conseguiram. Não por falta de capacidade já que são todos, sem exceção, verdadeiramente inteligentes e capazes. O motivo foi aquele pouquinho a mais de empenho que faltou.
Todos podemos aprender e falar fluentemente uma língua estrangeira. Aquele papo de que "eu não levo jeito" não existe.
Com estudo, prática, planejamento e dedicação TODOS conseguem falar. Estabeleça um parâmetro, uma meta, estude sempre, mesmo que 15 minutinhos. Concentre-se, analise o que está lendo ou ouvindo. Divirta-se mas tenha responsabilidade. Há um churrasco, uma festa e um cinema no fim de semana ? Vá a 2 deles que já é diversão suficiente.
Aproveitem as noites, os fins de semana, os feriados e as férias mas diversão 100% do tempo, mesmo que num tempo para este fim, cobra seu preço depois.
E repito, todos podem aprender. O que impede alguém de assimilar uma língua estrangeira é a fome, uma dor física, um problema mental ou emocional. Quem não está, graças a Deus, passando por isso, tem tudo para aprender. Sempre.

Grande abraço a todos.

2 comentários:

Unknown disse...

Fabio, muito lindo o seu exemplo.
Eu estava precisando de algo assim. Pois às vezes eu me sinto um pouco desmotivada!!!
Mais um vez MUITO OBRIGADA por seu belo exemplo de vida! Vou levar ele para minha vida e implementarei objetivos para o meu Inglês.
Um forte abraço,
Erika Inah

Anônimo disse...

Eu apesar de ter 13 anos, 1,75 e 79 quilos (79!!!!!!!!) Faço natação e minha meta é nadar para 18 minutos os 1500. (Nado para 19:30) Siga sempre seus objetivos, Pule seus obtáculos (o meu está na barriga rs)!!!!!

Ps. "Não peça a DEUS para retirar a montanha (obstaculo) do seu caminho. Peça para que ele de força para você Subi-la."

Boa Sorte!!!!!!!!!