sábado, 1 de maio de 2010

Sobre dois tipos de dúvidas frequentes de leitores.

Boa tarde a todos. Tudo bem ? Aqui no RJ, pela primeira vez no ano, um sábado de sol e temperatura razoavelmente baixa, muito agradável.
Hoje vou comentar rapidamente dois assuntos que me vinham chegando de forma esporádica mas que nesta semana vieram com mais frequência.

a) Professor: como devo proceder para estudar por conta própria ?
Vou responder da forma mais sincera possível a esta pergunta e quero pedir por favor que ninguém se sinta ofendido com a resposta pois nela não vai nenhum tipo de mal humor ou ironia: Eu nunca vi alguém que estudasse TUDO por conta própria e acabasse fluente em Inglês. Fluente mesmo: falando, escrevendo, lendo e entendendo tudo como um nativo. Se isso acontecesse a função do professor não seria necessária. Assim como não podemos nos auto-medicar sob pena de prejudicar nossa saúde, e devemos sempre procurar um médico, o mesmo deve ser feito no aprendizado de línguas.
Um caso diferente é aquela pessoa que já tem uma boa noção, já entrou e saiu de cursos, já fez viagens, curtas ou longas, e já sabe mais ou menos o caminho das pedras. Aí, sim, é possível, mas bem mais difícil sem o auxílio de alguém da área.

b) Professor: começando as aulas na próxima segunda feira, em quanto tempo eu vou ficar fluente ?
A resposta a esta questão depende de muitos fatores:
Quantas aulas por semana ? Três é o número ideal. Duas já está ótimo. Uma só, para quem começa do zero... Bom, vamos fazer um comparativo: a pessoa entra numa academia de musculação e pede uma série de exercícios para hipertrofia ao professor. Diz que, entre seus objetivos, está o de ganhar 20 quilos em massa magra, ou seja, músculos, e vai praticar... uma vez por semana !!!! Tem futuro ?
Continuando:
É indispensável encarar o aprendizado com seriedade. Já vi muitas pessoas querendo começar um curso de Inglês como uma atividade social, um motivo para fazer algo, sair de casa. Não é por aí. A pessoa deve estudar SEMPRE entre as aulas, fazer todos os deveres e redações que o professor pedir, acompanhar filmes e seriados com legenda em Inglês e, a partir de um determinado momento, ler romances em Inglês ininterruptamente, ou seja, acabou um, começa outro. Isso dá uma média de 12 a 15 por ano para cada livro de 300 páginas lendo todo dia meia horinha.
Não faltar e não se atrasar para as aulas também é um procedimento imprescindível. Quem segue à risca não se arrepende. Tem que se esforçar, não tem jeito.

Respondendo, então, ao tempo que uma pessoa demora para ficar fluente: Seguindo à risca, TODO O TEMPO, os passos apresentados acima, entre 1 ano e 1 ano e meio ela estará fluente.

Abração a todos.

Valeu !

Um comentário:

Karen disse...

Apesar de ser um post antigo eu adorei! Estou correndo para conseguir a fluência logo e estou indo para o nível intermediário. Já comecei e parei aulas por várias vezes durante a minha vida e desta vez estou super determinada. Como falei em outro comentário, estou indo para o 3º mês e estudando conforme seus conselhos, espero ficar avançada ou fluente daqui 1 ano!! Tks.