sábado, 22 de maio de 2010

Recado para quem está entre a 8ª série e o 2º ano

Hoje, em duas aulas particulares que dei para dois alunos excelentes, que eu adoro, aconteceu uma coisa parecida.
Ele, de manhã, estava triste pois tinha perdido uma oportunidade de um emprego excelente pois ainda não está com o nível intermediário em Inglês. Passou por várias fases no processo de seleção: entrevista, prova escrita, dinâmica de grupo etc. Como já prevíamos, ficou na prova de Inglês. Ele já esperava mas ficou triste. Começou as aulas comigo há 2 meses e iniciamos do básico. Ele já tinha, claro, visto Inglês na escola, mas, como ele mesmo reconheceu e me autorizou a escrever aqui, não deu muita atenção à matéria.
Ela, de tarde, ao conversar comigo sobre estágio, disse que, na área de Direito, aqui no RJ, há uma diferença muito grande de salário para quem tem Inglês fluente ou avançado, e para quem não tem.
Por que estou endereçando este tópico a alunos de 13 a 16 anos ? Porque esta é a hora de entrar de cabeça no Inglês, enquanto vestibular, mercado de trabalho e filhos, em, imagino, 95% dos casos, ainda não são uma preocupação e não tomam tempo do aluno.
Quem não dá bola, quem não se empenha, não estuda na escola vai, muito provavelmente, precisar aprender depois. É possível ? Claro ! Lógico ! Mas muito mais trabalhoso e cansativo do que quando se está na escola antes do 3 ano do EM.
Seia mais ou menos o seguinte. Imagine um caminho a ser percorrido: quinhentos degraus de escada. Subindo a escada devagar, parando de vez em quando, mas sem desistir, sem voltar, a pessoa consegue chegar até o fim.
Mas e se a pessoa tentar subir pela escada rolante que desce ? De início, se esta pessoa der 10 passos na escada duas coisas vão acontecer: vai se esforçar muito mais e, ao fim dos 10 passos, estará certamente numa posição atrás de quem subiu normalmente pela escada. E se ela parar ? VOLTA TUDO !!! Aí é que está o maior problema. Muitas vezes, quando uma pessoa larga um curso, a aula particular, ou mesmo desiste de se esforçar na aula da escola, ela não só não avança como, muitas vezes, retrocede, esquece gramática, vocabulário, enfim, perde parte da fluência que estava conseguindo. E isso vai fazer MUITA falta mais tarde. É fato.
E como já escrevi em vários tópicos deste blog, estarei sempre disposto a ajudar quem precisar. È só escrever.

Abraço a todos e bom fim de semana.

Nenhum comentário: