Pessoal, muito obrigado pelas mensagens. Abaixo, mais uma resposta a um e-mail que me chegou hoje no final da manhã:
Bom dia Fábio
Meu nome é Helen...
...
...Gostaria ainda de solicitar que você abordasse em seu blog, um assunto que me chamou muito a atenção: "divisões de etapas nos cursos de inglês", ...
...
Bom dia Helen.
Muitíssimo obrigado pela mensagem. Especialmente por ser longa. Mensagens longas geralmente resultam em bons tópicos para o blog e passam a ajudar muitas outras pessoas, como deve acontecer agora.
...
Finalmente, agora, abordando o assunto que você pediu:
Divisões de etapas nos cursos de Inglês
I - Básico - Aprendemos principalmente a estruturação de frases e os sons particulares da língua. Mas já temos contato com textos simples, pontos gramaticais fundamentais e vocabulários específicos como comida, profissões, partes do corpo etc. Três aspectos importantes sobre isso:
a) Devemos, em Inglês, como em Português e qualquer outra língua, fazer sempre o possível para falar com fluência, emendando, sempre que possível, os sons das palavras.
Ex: He is an excellent doctor. (Cola o som final de z em is com o som inicial de "ê" em an e o som de n final em "an" com o som de é em excellent e o som fica RI-IZ-AN-ÉC-CELENT)
b) O som da palavra em Inglês nem sempre representa o som da letra no alfabeto.
Ex: Letra U - Som no alfabeto: You
Palavras - Music (U com som de you)
Mas:
Busy - (U com som de i)
Fortunate - (U com som de u)
Bury - (U com som de é)
Como se assimila isto ? Não tem regra. Só estudando e praticando muito.
c) Temos que perceber várias estruturas particulares em Inglês:
Ao contrário do Português:
- Nas perguntas comuns de verbo to be, começamos com o verbo para depois colocar o sujeito.
Ex: Afirmação - He is nice. Pergunta - Is he nice ? ( Em português a diferença da pergunta para a afirmação é só a existência ou não do ponto de interrogação)
- Nas perguntas com outros verbos no presente usamos um auxiliar: Do ou Does.
Ex: Afirmação - They live in RJ. Pergunta - Do they live in RJ ? (Em Português, aqui também, a diferença é só a existência ou não do ponto de interrogação.)
Há casos especiais também em tópicos básicos como modais, artigos, advérbios etc.
O mais importante neste ponto C quando o aluno está no básico não é nem decorar as estruturas específicas mas saber que elas existem, aparecem muito, não são baseadas na língua portuguesa e precisam ser praticadas à exaustão.
II - Intermediário - Esta é a parte mais difícil e exaustiva (olha de novo aí a palavrinha) e que derruba MUITA gente. É aqui que as pessoas que acham que aprender Inglês é um passatempo e que vai ser moleza desistem.
Vemos tudo de forma mais profunda e todas as habilidades que devem ser aprofundadas ficam muito mais difíceis. Tópicos mais complexos de gramática como o temido Present Perfect aparecem. O exercícios de Listening já são conversas comuns e rápidas que acontecem naturalmente etre as pessoas, a conversação e o vocabulário precisam estar afiadas para "aguentar o tranco" na parte avançada do curso que vem aí. Ah ! E o aluno já deve ser capaz de escrever uma redação de 40 ou 50 linhas com nexo, boas e argumentadas ideias e com o menor número possível de erros. Eu diria que de 4 a 5 erros estaria razoável.
III - Avançado - O objetivo, ao fim deste módulo, é fazer com que o aluno fique o mais próximo possível do nível de um falante nativo. A conversação ocupa uns 80% do material didático e na gramática são "aparadas arestas" de tópicos que já foram ensinados. Geralmente aprendemos algumas exceções complexas sobre eles e os vemos em outras aplicações além daquelas mais comuns.
Estima-se que ao fim de um curso regular, SE O ALUNO levou a sério o tempo todo sem faltar ou chegar atrasado, fazendo todos os deveres, redações, análises de filmes e seriados e leitura de livros, ele tem de 50% a 60% do conhecimento e da habilidade de um nativo. Como chegar a 100% ? Impossível. Você, brasileira, fala, lê e escreve EM PORTUGUÊS com desenvoltura e sabe todo o vocabulário de uma sala de pronto-socorro E de uma oficina mecânica E de uma cozinha de restaurante E de uma firma de contabilidade ? Pois é, eu também não, claro.
Podemos então, sem nunca deixar de praticar e estudar, estar aptos a, como um americano, conversar com nossos colegas e família em Inglês sem titubear, ler um jornal ou um livro sem problemas, viajar e não entrar em pânico de não conseguir se comunicar... enfim... fazer tudo o que um cidadão comum faria, na outra língua.
CARAAAAAAAAAAAACA !!! O e-mail ficou gigantescooooooooo !!!!!
Abração pra você, Helen.
Pequenas desgraças do dia a dia - 3:
Há 13 anos
3 comentários:
gostei do seu post tava precisando saber as etapas por que pretendo fazer um intercambio mas preciso ao menos chegar ao intermediario mas não sabia muito a respeito bom estou indo procurar uma escola!
bye
Il semble que vous soyez un expert dans ce domaine, vos remarques sont tres interessantes, merci.
- Daniel
Gostei do post! Eu estava querendo saber em que nível eu estou. Eu na escola de inglês, terminei o intermediário mas não me sinto apta pra me comunicar, nem pra escrever um texto de "40 ou 50 linhas com nexo, boas e argumentadas ideias e com o menor número possível de erros".
Postar um comentário