Boa tarde a todos.
Hoje cheguei adiantado para a aula semanal que dou na escola e, ao escrever algumas informações na minha agenda, acabei percebendo que mais da metade dos meus alunos particulares estão tendo aulas comigo como preparação para concursos e provas de trainee, além, é claro, da turma de 3 ano do colégio que está sendo preparada para o vestibular.
Comecei a organizar mentalmente um conjunto de postagens que pudesse vir para o blog com o intuito de ajudar outras pessoas que eu não conheço e que acessam a página e podem estar se preparando para algum tipo de prova.
Meu primeiro e mais importante conselho é: esteja muito bem preparado, tenha Inglês avançado ou fluente e cultive o hábito de leitura. Assuntos gramaticais como pronomes, tempos verbais, modais, auxiliares, formação de frases e afins já devem estar, há muito tempo, bem aprendidos e destrinchados.
Leia muito, leia sempre e leia assuntos diversificados. Romances, histórias em quadrinhos, letras de músicas, jornais, assuntos técnicos que não são da sua área e tudo o que lhe cair nas mãos.
Muito importante: as provas escritas de concursos, vestibulares e provas de trainee pouco têm a ver com sua capacidade de falar, de se expressar. Usam vocabulários diferentes, por vezes arcaicos, por vezes formais ao extremo e muitas vezes, muito técnicos. Ou seja, falantes fluentes mas que ainda escorregam nos textos têm poucas chances.
Outro conselho: interesse-se sempre por vocabulário mas tome dois cuidados:
1 - Não assimile que a tradução de uma palavra, por mais óbvia que seja, vai ser sempre aquela. Há sempre exceções e um caso que eu sempre cito, bem básico, é este:
Temos o verbo to be como SER e ESTAR e temos o verbo to have como TER mas nas frases I AM 34 YEARS OLD e I HAVE MR. SMITH on the line a tradução é inversa. Esteja atento e raciocine de forma ampla.
2 - Ao ler textos, principalmente romances, evite aprender o significado de palavras usando dicionários. Sublinhar cada palavra que não sabe em um capítulo de um livro e procurar no dicionário cada vez que isso acontece DESTRÓI o estímulo pela leitura. Você pode até sublinhar e procurar o significado ao fim da reportagem ou do capítulo mas o ideal é não fazer nem isso. Deixe que seu cérebro, que sua inteligência, se encarregam de entender uma palavra desconhecida numa frase. Se, entretanto, em uma página de 40 linhas você não entende umas 10 ou 20 palavras e não conseguiu fazer a menor ideia do que se trata o texto o melhor é parar, aceitar que este nível não é o seu ainda, e ir para materiais mais fáceis.
Por falar em materiais mais fáceis, aí vai o roteiro do que estará nas próximas 9 postagens deste assunto: Concurso Público e Vestibular:
Postagem 2 e 10 - Perguntas de interpretação, gramática e vocabulário de textos de nível introdutório.
Postagem 3 de 10 - Perguntas de ... de textos de nível básico.
Postagem 4 - ...nível intermediário.
Postagem 5 - ...nível avançado.
Postagem 6 - Prova de trainee
Postagem 7 - Prova de vestibular - primeiro exame
Postagem 8 - Prova de vestibular - segundo exame.
Postagem 9 - Prova de concurso não específica.
Postagem 10 - Prova de concurso específica.
As postagens de 2 a 10 serão inseridas no blog ao longo do mês de junho.
Pequenas desgraças do dia a dia - 3:
Há 13 anos
Um comentário:
Muito boa dica. Mesmo não tendo a intenção de fazer concurso no momento, vou ficar atento às próximas informações deste blog.
Postar um comentário