terça-feira, 12 de agosto de 2008

O uso de BEEN

Muitas pessoas encontram uma certa dificuldade com esta palavrinha. Conseguem entender um texto ou um áudio qualquer mas travam para criar frases. Não é difícil. Vejamos:

Primeiro, vamos relembrar que o particípio é a terceira coluna de conjugação e não pode ser traduzido como os particípios em Português pois raramente será equivalente a eles.

Verbos regulares
work - worked - worked
help - helped - helped

Verbos irregulares com o passado igual ao particípio
buy - bought - bought
catch - caught - caught

Verbos irregulares com o passado diferente do particípio
speak - spoke - spoken
take - took - taken

O verbo to be está neste último caso acima:
am,is,are - was,were - been

Muitos confundem BEEN com BEING. O primeiro é particípio, o segundo, gerúndio.
Being está sempre relacionado à voz passiva, ou seja, alguém ou alguma coisa está sofrendo uma ação:
The house is being built.
The match was being played when he had to go.

E BEEN é usado nos seguintes casos:

1 - Como um verbo qualquer no Present Perfect Simple:
She has spoken a lot this evening.
I have written two books.
John has already arrived.
I have been a teacher for five years.

2 - No present perfect continuous ele é O particípio que precede o gerúndio.
I have been living here for four years.
I have been looking for you for two hours.

3 - Na voz passiva ele é o primeiro de dois particípios, ou seja, haverá sempre dois.
The house has been built.
The pictures have been removed.

Obs - Todos os casos acima valem também para o past perfect, ou seja, past perfect, past perfect continuous e voz passiva de past perfect.

5 comentários:

animabelem disse...

muito muito foda
OMG você me ajudo muuito mesmo
adorei suas dica continue com seu bloog

Edy disse...

Adorei seu blog!! Muito bom!! Acho que vou ser uma visita constante aqui!!
Esse é meu primeiro ano como professora de ensino medio, e estou muito preocupada em como melhorar e diversificar minhas aulas, uma vez que me vejo perdida em "o que fazer de diferente na proxima aula e se os alunos vão gostar...gostaria q vc me desse algumas dicas.
Bjo enoorme!

Edi :-)

Fabio Costa e Silva disse...

Muito Obrigado Edimeria.
A melhor dica que eu posso te dar é que você adquira o livro
CEM AULAS SEM TÉDIO das professoras Vivian Magalhães e Vanessa Menezes Amorim.
Editora IPR
ISBN - 851400001-2
Vende na livraria SBS e custa R$ 31,50
www.sbs.com.br

Postador disse...

ola! achei seu blog pesquisando pela internet, eu moro na Irlanda ha dois meses,estou estudando ingles aqui, e como é complicado juntar tudo isso na hora de falar com um nativo sem paciencia!rsrs..no geral é otimo, estou aprendendo muito,o accent Irish que é complicado,tenho muito o que aprender aqui, e seu blog é legal demais!!! está me ajudando muito.... um abraço

Fabio Costa e Silva disse...

Brigadão ;)