segunda-feira, 12 de abril de 2010

Breve análise sobre os materiais de Inglês que uso.

Boa tarde a todos e obrigado pelas mensagens. Está tudo bem comigo e com a minha família. Escapamos ilesos das chuvas da semana passada.

Tenho recebido este ano, além das mensagens com pedidos de livros e correção de exercícios, algumas que pedem dicas de livros para aulas particulares e estudo por conta própria. Aí vão minhas opiniões sobre os materiais que uso:

1 - Interchange Third Edition - Jack C. Richards - É o meu material principal. Completíssimo. São 4 livros com 4 CDs cada, 4 cadernos de atividades e 4 DVDs.
Cada uma das 16 unidades de cada livro tem 6 páginas. Com gramática, vocabulário, compreensão auditiva, conversação, leitura de texto e redação.
Há revisão a cada 2 unidades e, no final do livro, mais 20 páginas com conversação e áudio extras.

Materiais que trabalham habilidades específicas:

2 - Gramáticas:
a) Basic e Intermediate Grammar in Use - Raymond Murphy.
Melhor material de Gramática existente. Cada livro tem mais de 100 unidades sempre com a página da direita com explicações e exemplos e a página da esquerda com exercícios. Ótimos desenhos que ajudam a compreender a língua.

b) Grammar World - Derek Sellen - Perde para o Grammar in Use na qualidade dos desenhos e nas explicações mas tem bem mais exercícios e é em volume único.

c) Essential Business Grammar and Practice - Michael Duckworth - Excelente material de Business que ensina vocábulos de negócios através de tópicos gramaticais. Muito melhor que todos os livros de Business que eu já tive até hoje. Eram todos dificílimos e deixavam os alunos em pânico.

3 - Vocabulário
a) Everyday Expressions with stories - Casey Malarcher - Volumes 1 e 2
Muito bem estruturado e diagramado vem com expressões inseridas em textos, testes, conversações, frases e desenhos. Impossível não entender o significado de uma expressão com tantas oportunidades. Cada livro vem com CDs.

b) Check your vocabulary for TOEFL - Rawdon Wyatt - O mais difícil de todos até agora. Prepara bem para o Toefl. A única aluna que conseguiu estudar este livro comigo passou no exame.

4 - Compreensão Auditiva
a) Tactics for Listening - Coleção do mesmo autor do Interchange com as mesmas vozes das faixas de Listening dos livros Interchange. São 3 livros com 24 unidades cada e cada unidade tem 3 faixas de estudo. É listening de alta qualidade para ser ouvido e estudado por muito tempo.

b) Developing Listening Skills - Casey Malarcher - Minha segunda opção se um aluno acaba a coleção anterior e ainda quer mais. Muito bom mas um pouco inferior ao Tactics.

5 - Conversação - 5001 questions for hours of conversation - Roman C. Roskowinski - São realmente 5001 perguntas ! É conversação por anos de aulas !

Outros materiais que tenho que são úteis nas aulas:

- Como não aprender Inglês - Michael A. Jacobs
Mr. Jacobs é, na minha opinião, o melhor escritor atualmente no Brasil.

- Dicionário de Expressões com GET - Excelente para mostrar aos alunos que Inglês não se baseia em Português e vice versa.

- Dicionário Port - Ing - Port Oxford Escolar
- Dicionário Ing - Ing MacMillan Essential
(Tenho horror a dicionários mas preciso tê-los e estes são, digamos, úteis).

Bom, tenho pelo menos mais uma centena de livros mas raramente são usados em aulas. Estes livros que listei acima compõem o material mínimo que alguém precisaria ou para ficar fluente em todos os campos de aprendizado (alunos) ou para dar boas aulas (professores).

Espero que tenha sido útil pro pessoal.

Abração

6 comentários:

Unknown disse...

Gostaria de entender melhor o por que do uso do have(como no exemplo a baixo)e não do verbo to be!?

Ex.:I have forgotten e não I´m forgotten

Obrigada,espero que vc me ajude!! =)

Desde já,agradeço!

Fabio Costa e Silva disse...

Boa noite, Bruna e obrigado pela mensagem.
Temos o uso do Present Perfect em I have forgotten que é o uso do AUXILIAR "HAVE" (e não o verbo "ter") e um verbo no particípio: forget - forgot - FORGOTTEN.
Há explicações grandes sobre o Present Perfect no Blog. Dá uma olhadinha nos Links que eu coloquei no outro tópico.

Abração

Flôr disse...

Amigo, o seu blog não é bom. O seu blog é ótimo, parabéns pela iniciativa e pela clareza das informações. Sou estudante de inglês pelo SENAC,(starter) tenho aulas duas horas por dia (segunda à sexta)o que é muito bom e posso dizer que as suas dicas tem me ajudado bastante. Thanks for your help!

Fabio Costa e Silva disse...

Muito obrigado. O que você precisar de ajuda com Inglês é só falar.

Tamy Silva disse...

Oi, sei que esse post é mais antigo, mas descobri seu blog há pouco tempo e estou amando as dicas. Fiquei feliz de ver a indicação de um livro de um amigo meu o casey malarcher. Realmente um escritor maravilhoso e uma ótima pessoa.Você tem alguma dica de filmes e/ seriados de easy listening para assistir? Se tiver ficarei muito grata de saber. Um grande abraço e continue com o grande trabalho!

Fabio Costa e Silva disse...

Oi Tamy.
Minha dica seria ter acesso aos DVDs dos materiais didáticos Interchange e Touchstone. Tem à venda na livraria SBS.
Dá uma olhada também no site Agenda Web. Tem muita coisa de tudo lá.
Abração