quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Relato de minha prova no MTELP

Boa tarde a todos.

Estou muito feliz. Como já escrevi aqui algumas vezes sou professor há 8 anos, dou aula no terceiro ano do Ensino Médio de uma escola aqui no RJ e tenho atualmente 15 alunos particulares que me proporcionam ter 30 horas de trabalho por semana.
Não tenho planos a curto prazo de mudar este esquema mas andei lendo recentemente sobre exames internacionais de proficiência. Eles são testes muito úteis que, além de comprovar o conhecimento do profissional, podem ajudar a abrir portas para cursos e faculdades no exterior e empregos em empresas aqui no Brasil.
Resolvi então experimentar.
Fui ao IBEU, curso do qual eu fui aluno de 1988 a 1993 e completei o processo regular, e perguntei sobre estes exames.
Fiz o MTELP - Michigan Test of English Language Proficiency e foi SENSACIONAL ! Por isso estou muito feliz, como disse na primeira linha do texto.
O valor é de R$ 255,00. Paguei na terça-feira e minha prova foi marcada para sexta às 14h.
Um dos professores do curso me conduziu a uma das salas, e, de início, me deu uma folha em branco para fazer a redação. Mínimo de 30 linhas para que eu falasse de aspectos pessoais e profissionais da minha vida. Fiz umas 45. Deu a folha inteira de um lado e metade do outro.
(Lembrando sempre as regras básicas de redação: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão; Parágrafos curtos; Amplo vocabulário com uso de sinônimos mas ao mesmo tempo evitando usar palavras que o candidato não esteja familiarizado para não correr o risco de acabar errando ao tentar impressionar)
A seguir, a prova de múltipla escolha. Ele me explicou como era o esquema da resolução das questões e me deu as folhas que continham as perguntas e a folha de respostas.

Como foi a prova:
Eram 100 questões: 40 de gramática, 40 de vocabulário e 20 de interpretação de texto.
Gostei imensamente da prova de gramática pois caiu exatamente o que venho insistindo com os alunos em nossas aulas estes anos todos: exceções gramaticais. Apareceram muitas !
Achei difícil esta parte, mas deliciosa de fazer. E fui me sentindo recompensado cada vez mais que avançava na prova e via assuntos que sempre prestei atenção ao passar por eles e os estudava e assimilava completamente.
A seguir, 40 questões de vocabulário. Gostei muito também pois foi bem variado. Foram tópicos de dia a dia, esportes, gírias e negócios. Caíram alguns arcaísmos também. Admito que em 2 ou 3 questões me senti perdido e posso ter errado pois apareceram palavras com as quais não tenho o menor contato, como Moda, por exemplo.
E as 20 questões finais eram de interpretação de texto. Eu sempre achei as questões de texto em Inglês muito mais fáceis do que em Português porque há sempre como você provar que determinada questão é a certa. Não lembro de ter visto, em Inglês, uma pergunta que eu odeio quando aparece em textos em Português : "Na sua opinião, o que o autor quis dizer quando..." Sei lá, ora bolas !
Eram então 4 textos com 5 questões cada. Destas 20 questões respondi 18, se não me engano, com segurança e dei uma leve chutada nas 2 ou 3 últimas do último texto, pois já estava muito cansado e o assunto destas últimas 5 era, argh..., Filosofia ou Sociologia.
Acabada então a parte escrita, tendo eu feito a redação e a múltipla escolha (ia esquecendo de dizer: foram 30 minutos para a redação e 80 para as 100 de múltipla escolha) ficou faltando a parte oral.
O professor me deu um texto sobre atualidades e me pediu para ler silenciosamente. Era curto. Tinha umas 30 linhas. Quando eu acabei ele me avisou que eu poderia ler outras vezes e, quando me sentisse preparado, eu deveria dizer, com minhas próprias palavras, o que eu tinha entendido.
Ao fim disso, bati um papo com ele de uns 10 a 15 minutos dizendo o que eu tinha escrito na redação: a minha vida.
Durou tudo, então, umas duas horas e quinze, duas horas e vinte. Fui avisado que segunda eu poderia buscar minha nota. Gostei do professor, parece ser gente boa.
Voltei lá então na segunda e busquei o resultado: 9,4 e grau excelente em todas as habilidades avaliadas.
Eis o meu resultado: " Excellent - Proficient enough in English to carry a full time academic program. Fully operational command of the language at a high level in most situations, e.g. can argue a case confidently, justifying and making points persuasively"

Bom, como várias vezes comentei aqui no Blog, este foi mais um tópico que tem como intuito ajudar e encorajar a pessoa interessada em aprender Inglês e ser fluente.

Agora um recadinho muito importante: Continuo muito decepcionado com 99,8% das pessoas que acessam o Blog (o número que eu escrevi parece um exagero ao acaso mas é isso mesmo: tenho mais ou menos uma a cada 500 pessoas que acessa a minha página e me escreve alguma coisa animadora e construtiva) e vou dar este mês de prazo e teste para ver se o feedback melhora. Se eu perceber que continuo falando para as paredes eu vou parar definitivamente dia 1 de setembro.

Grande abraço a todos.

10 comentários:

Leio, logo existo disse...

Colega, eu lhe desejo sucessos. Não desista!
Conte sempre com minhas palavras de otimismo e dar as mãos neste barco.Também perco o sono e fico chateada porquê no "chão da escola pública" a realidade é preocupante.
Anime-se! Vamos seguir nossa caminhada, pois com certeza, você faz a diferença na Educação.
Abraços!
Geisa

Carser Technologies disse...

Talking about feedback, I've read your site every day, I learning many grammars rules here and help me very much....Thanks for all.

Leticia disse...

Meus parabéns pela aprovação no teste e pelo blog maravilhoso que tem me ajudado muito!...Me deu um susto dizendo que ia parar e nao parou.Chega de chantagem vai kkkkk
brincadeirinha...Tenho 17 anos ,tenho que estudar pro vestibular...repor aula ,já que perdi quase 3 meses com a porcaria da greve dos professores estaduais do Rio.Perco a conta de quantos sites de inglês acesso por dia,comentar entao é muito difícil.O site tem me ajudado muito.KEEP UP THE GOOD WORK!

Fabio Costa e Silva disse...

Letícia, na escola onde trabalho a minha turma é justamente de pré vestibular. Se você quiser será um prazer te ajudar já que você é daqui do RJ. Vamos marcar aulas ? Não se preocupe com pagamentos. Me manda um e-mail. É fabiocsrocha@gmail.com

Anônimo disse...

Olá. Sou formada em Letras, mas sempre tive medo de Língua Inglesa( fiz um curso parcelado, pura enganação).Tudo que aprendi foi praticamente estudando sozinha. Por isso optei por Língua Portuguesa( me sinto mais segura com a língua materna). Esse ano resolvi encarar o medo e me sinto totalmente perdida. Encontrei o seu blog há alguns meses e tem me ajudado muuuuuuuito!Você sabe tanto quanto eu que, quem ensina nunca é reconhecido. Eu sou parte desses 99% que acessam, mas não comentam.Perdoe-me...Você faz uma grande diferença na minha vida profissional e na vida das minhas 14 turmas( com a média de 30 alunos.)Por favor não deixe de nos ajudar...Obrigada pela generosidade em dividir seus conhecimentos conosco.Jilvanete. jil.net@hotmail.com

Anônimo disse...

Oi Fabio, comecei a ler seu site agora e estou adorando. Estou a procura de um professor particular, porém moro em SP =(. Você tem alguma indicação bem boa? Estou há pouco tempo tentando estudar sozinha, mas é bem complicado por conta de muita informação!! Não sei por onde começar, rs. Vi suas dicas de livros e pretendo comprá-los em breve, mas com certeza ter alguém para explicar, tirar dúvidas e corrigir no momento em que cometo é fundamental. Vou utilizar muito seu blog como guia! Abraços Karen

Giulliane Ferraz disse...

Onde consigo informações para realizar o MTELP no RJ?

Giulliane Ferraz disse...

Onde encontro informações para realizar o MTELP no RJ?

Fabio Costa e Silva disse...

No IBEU Botafogo.
Rua Visconde de Ouro Preto, 36 - Botafogo
Rio de Janeiro - RJ, 22250-180
(0xx)21 2552-8299

My English Essays disse...

This is the first time I access your blog and I really appreciated the topics and information you posted here. I'm also a teacher and I know how difficult our job is. I hope you achieve your personal goals and never give up teaching English. Your blog shows how interested you are in helping your students and people who you even know. Congratulations for your attitude and initiative. I'm reading your book 'Symbols of youth' and I'm finding it very interesting. I can't wait to know the end. :-)

Best regards

Claudia