segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Boa notícia

Gostaria de compartilhar uma coisa muito boa que aconteceu hoje.
Depois de muito tempo e dezenas de tentativas com alunos (a maioria, frustrada, algumas em andamento), pude dizer a um aluno meu que ele está FLUENTE em Inglês.
Além de ele ser um cara persistente (não desiste das aulas apesar de o trabalho dele dificultar um pouco o estudo e o comparecimento) ele já tinha uma habilidade natural de aprendizado. Começamos em 2008 com gramática, continuamos com Listening, entramos na coleção Interchange inteira e temos feito conversação há alguns meses (com um pouco de listening avançado também).
Claro, ele ainda erra um ou outro tópico de gramática e às vezes lhe foge um pouco de vocabulário mas ele me provou que já é plenamente capaz de PENSAR em Inglês, tanto em assuntos do dia a dia, quanto em outros mais técnicos e consegue falar, sem interrupção, sem medo e sem gaguejar o tempo que for necessário.
Estou exultante de felicidade.

3 comentários:

Leio, logo existo disse...

Parabéns!você merece, pois exige muito de si mesmo.Sei disso, apesar que não o conheço.
Você deve ter conseguido muitas outras realizações semelhantes, mas infelizmente, a Educação anda camunflada e poucos dizem "Muito obrigado/a"!
Felicidades!
Geisa

Fabio Costa e Silva disse...

Muito obrigado, Geisa.
Mas a verdade é que minhas realizações não são exatamente o que eu quero. Tenho muitas, é verdade, e as ligadas ao Blog se referem ao fato de várias pessoas já terem escrito pra mim me agradecendo a ajuda com algum tópico gramatical ou a correção de uma redação. Mas, ser responsável por fazer uma pessoa ficar fluente, nestes 8 anos em que sou professor, aconteceu, no máximo umas 10 vezes. Muito pouco para 8 anos e mais de 500 alunos particulares que já tive. As pessoas se abatem com muita facilidade quando encontram obstáculos...

J. disse...

Olá Fabio
Gostaria de deixar meus parabéns a você pelo blog, que não só tira dúvidas sobre a língua inglesa mas também encoraja as pessoas a aprenderem e aperfeiçoarem o idioma. Espero que você não desista e continue esse nobre trabalho, ao disponibilizar todas essas informações e dicas gratuitamente na web. Apesar de, às vezes, parecer que está falando sozinho aqui, não está. Também tenho blog e sei que o retorno das pessoas é importante e nos estimula a continuar. Mas da mesma forma que uma pessoa não poderia desistir de aprender inglês por não ter quem a motive, você também não deveria desistir dessa ótima ideia do blog. Acredito que muitas vezes a força necessária estará unicamente em nós. A troca vale muito, mas não podemos esperar por ela. Saiba que você faz o bem com essa atitude, independente de um retorno mais concreto (comentários). Isso mostra que você realmente gosta de ensinar e quer colocar seus conhecimentos ao alcance daqueles que não teriam a oportunidade de serem seus alunos.
Felicidades!
Abraço.