quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Viagem ao exterior - Conselho para uma leitora

O que disse a Leitora no e-mail que me enviou:
Em Janeiro agora de 2012 estarei indo para Toronto e confesso que estou morrendo de medo, afinal vou sozinha.

Que dicas você poderia me dar para eu me tornar fluente e aprender mais ?

Muito obrigada.


Minha resposta (e já escrevi isso muitas outras vezes para e-mails semelhantes que recebi):

Quanto à sua viagem ao Canadá, é uma medida excelente, mas você tem que ficar atenta com as perspectivas quanto aos seus resultados.
Eu sempre digo aos meus alunos que um investimento como esse (sua viagem, com hospedagem, pagamento do curso e gastos durante o período não deve ficar em menos de R$ 7.000,00) deve ser feito em um de dois casos:
a - Se o dinheiro não vai comprometer suas economias, vai em frente. É o melhor que qualquer pessoa pode fazer para aprender Inglês.
b - Se você juntou o dinheiro com dificuldade e não vai conseguir ter este capital tão cedo eu só aconselharia você a ir para o Canadá se você já estiver com um nível muito bom de Inglês.
Isto porque a viagem ao exterior com o objetivo de estudar deve ser o último procedimento do aluno. É muito caro e pouquíssimas pessoas têm esta chance (eu, por exemplo, desde 2005 não consigo juntar dinheiro para voltar ao Canadá, onde estive em 1992, 2004 e 2005).
Então, você deve ir para lá só se for para voltar fluente sem depender mais de cursos e estudo, só com aulas de conversação para não enferrujar.
Ir para lá e voltar para cursinho no Brasil no nível intermediário ainda aprendendo estruturas gramaticais é perda de tempo. Em poucos meses o que você terá aprendido lá (em termos de fluência, pois é um aprendizado cultural inesquecível) não fará mais efeito.
É como se você fizesse uma pós graduação estando no primeiro período da faculdade.

Abração

2 comentários:

Henry Akashi disse...

Boa tarde, Fabio e leitores. Em janeiro de 2012 também farei meu intercâmbio. Terá a duração de 1 mês (8 janeiro 2012 a 7 Fevereiro 2012) e confesso que não consigo parar de pensar nisso um dia sequer. Estou sim, ansioso pra ir estudar e melhorar meu inglês no exterior, mas estou, também, muito preocupado e me vejo, várias vezes na semana, me questionando se esse investimento realmente valerá a pena. Creio que os gastos saíram em torno de 8 mil reais, mas ainda não coloquei na ponta do lápis. Estou preocupado se esse um mês será o suficiente para elevar a minha fluência ao nível que venho desejando há anos.
Só gostaria de dizer que minhas expectativas são altas e espero conseguir alcançar meus objetivos com essa viagem. Confesso que passei um ano muito infeliz de tanto que economizei para poder pagar o curso, visto, passagem aérea, guardar dinheiro pra gastar lá, etc. Está sendo um processo mais doloroso do que satisfatório, pra ser sincero; e creio que seja por isso que minhas expectativas estão tão elevadas. Meu nível de inglês é avançado sim; pelo que dizem. Sempre fui de me cobrar muito em relação ao meu inglês; sempre dizendo que não está bom o suficiente e que deveria estudar mais e mais. Por outro lado, meu professor (nativo no inglês americano) diz que minha pronúncia é excelente, mas que preciso perder o medo de errar, pois acabo fazendo muitas pausas em minhas falas. Fim de semana passado estive em SP e tive a oportunidade de conversar com um poliglota suíço-alemão e ele me disse para eu parar de me preocupar porque meu inglês estava ótimo e muitas vezes ele já disse a pseudo-professores de linguas que a pronúncia e a bagagem de vocabulário era muito fraca. Com falas como essas eu acabo ficando um pouco mais sossegado, mas ainda assim me sinto inseguro em relação ao meu inglês e minhas expectativas para este único mês (que foi o que pude bancar neste momento).

Fabio Costa e Silva disse...

Excelente texto, Henry.
Brigadão pela colaboração e enriquecimento do blog.