quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Novos materiais que tenho usado nas aulas

Boa tarde, pessoal.
Creio que eu já tenha escrito aqui algumas vezes detalhando os principais materiais que uso nas minhas aulas.
São eles:
Material didático completo principal: Interchange Third Edition
Gramáticas: Basic Grammar in Use e Grammar World
Compreensão auditiva: Tactics for Listening
Vocabulário: Vocabulary in Use - Pre Intermediate
Conversação: 5001 questions for hours of conversation

Bom, assim como os médicos, categoria em que estar atualizado é uma obrigação, nós professores também temos que comprar livros frequentemente para incrementar e melhorar nossas aulas.
Minhas novas aquisições são:

Material didático principal: Touchstone (Comprei tudo e obtive um mega desconto: os 4 livros, os 4 cadernos de atividades e os 4 packs de CDs)- Segue a mesma linha do Interchange e tem duas coisas das quais eu gostei muito: nas primeira unidades os exercícios de compreensão auditiva são beeeem lentos, o que ajuda muito a tirar o pavor que alguns alunos iniciantes trazem. E gostei também de as unidades estarem subdivididas em quatro, o que deixa o aluno mais seguro em seu prosseguimento. Ele tem mais parâmetros.

Compreensão auditiva: Developing Listening Skills
Achei genial a forma como os exercícios são propostos: ele mistura tipos conhecidos de avaliação com outros completamente inovadores. E as falas são extremamente bem claras, sem ser lentas. É um material de uso intermediário - avançado.

Vocabulário - Dois livros:
Watch your mouth - Dicionário de vulgarismos, insultos e xingamentos em Inglês: Não preciso nem dizer que todo mundo adorou ! Ótimo material para dar nos últimos 10 minutos de aula quando o aluno já está cansadão.
Internet and Teen Language - Cintia Cavalcanti da Costa: Ótima forma de mostrar conversas bem naturais entre adolescentes e jovens, que correspondem a uns 90% do meu público.

Conversação: 5002 more questions for hours of Conversation - Roman C. Roskowinski: É conversação para o aluno ficar por centenas de aulas. Bom para os dois lados.

Grande abraço a todos

9 comentários:

Anônimo disse...

Olá Professor Fábio,

Que bom que você voltou a postar em seu blog. Estava fazendo falta, pois site ou blog como este são muito bons e ajudam muito que está aprendendo ou melhorando a língua inglesa.

Parabéns pelo trabalho que você vem desenvolvendo.

E não desista, pois atrás das visitas de seu blog há muitos interessados no conteúdo, por mais que não deixem comentários. Apesar de ser um ótimo feed back para quem escreve.

abs.

Lucas

Bruno Chatagnier disse...

Em meu curso utilizo um material da OXford - São bons os materiais da OXFORD?

abs.
Bruno Chatagnier

Fabio Costa e Silva disse...

Obrigado, Lucas.
Muito obrigado.

Fabio Costa e Silva disse...

Em sua maioria sim, Bruno.
Quais são os livros ?

Henry Akashi disse...

Adorei que você postou os livros que você adquiriu. Vou procurar conhecê-los melhor.

Anônimo disse...

Oi Fabio, tudo bem? Adorei suas dicas de livros que gostaria de saber onde comprar. Principalmente aqueles dois que indicou para compreensão auditiva. Um beijo e obrigada

Fabio Costa e Silva disse...

Tem na SBS.

www.sbs.com.br

Abração

Wagner disse...

E ai Fabio, concordo com seu apelo pelo incentivo, afinal ate mesmo serve para voce como indicador de seu material e voce mais uma vez esta de parabens, quem conhece o seu trabalho deve divulga-lo de forma que mais pessoas aprendam com suas dicas, abraços
Wagner

Anônimo disse...

Muito obrigado pela indicação do livro INTERNET AND TEEN LANGUAGE (DISAL) DE CINTIA CAVALCANTI DA COSTA
Tenho usado esse livro para preparar meus alunos para o intercâmbio cultural e tem dado excelente resultado. O livro tem vários exercícios criativos para aprender gírias, vocabulário teen mesmo, alem de ensinar como abreviar as palavras em inglês também. O livro ajuda também a ensinar adultos que tem que escrever e-mails, trocar mensagens com o exterior, e a gente mesmo aprende muito desse inglês jovem usado para conversar na internet.
Este livro eu achei "muito bem bolado" . Obrigado pela bela indicação.
Prof roberto