terça-feira, 18 de novembro de 2008

Um pedido

Observem os itens abaixo:

1 - Desculpa professor, a faculdade tá "cascuda"...
2 - Tô enlouquecendo na preparação da minha monografia.
3 - O estudo das matérias da faculdade tá me tomando o tempo todo...
4 - Tô tendo que entrar mais cedo e sair mais tarde do trabalho.
5 - Tô alucinado com o programa de cumprimento de metas da empresa.
6 - Não páro de estudar para o Vestibular.
7 - Trabalho e frequento faculdade e nos fins de semana preciso me dedicar à família.
8 - Meu filho ( filha, mãe, avó ) tem ficado doente direto e tenho que ajudar.
9 - Já tenho mais de ... anos, não consigo mais estudar como antigamente.
10 - Teve um casamento ( aniversário, formatura, batizado ) que não pude deixar de ir.

A) Recado para os adultos e estudantes do 3 ano do ensino médio e faculdade:

Pessoal, sei que todos estes motivos para não estudar, não fazer os deveres de casa e as redações ou pesquisas que peço não são mentiras. Reconheçco que o trabalho, a faculdade e o vestibular exigem muito e quando não estamos por conta disso temos pouca energia sobrando. Admito que os 10 motivos acima não são "frescuras" e tomam muito de nosso tempo e concentração mas preciso dizer uma coisa: Não é possível aprender Inglês sem estudar, sem praticar, sem repetir exercícios, ouvir diálogos e ler livros. Simplesmente não dá.

Se você marcou 2 aulas por semana com um professor particular ou mesmo num curso, você precisa estudar entre as aulas. Precisa fazer os deveres. Caso contrário, não vai evoluir. Não vai parar de pensar em Português, não vai conseguir assimilar vocabulário e gramática mais avançados. Em suma: Vai jogar tempo e dinheiro fora.


Não vai realizar seu sonho de ter um bom emprego que precise de fluência em Inglês. Não vai conseguir passar em recrutamentos internos de empresas se o Inglês fluente for pedido. Por fim: talvez participe de um processo de seleção numa multinacional que pague 4 ou 5 mil de salário e veja a vaga escorrer pelos dedos na décima segunda etapa do processo. Isso acontece. E muito !


B) Recado para quem tem até 16 ou 17 anos e ainda não está na época de estudar para o Vestibular: Estude Inglês. Estude muito. Sugue o que você puder sugar. Leia, faça exercícios, ouça as músicas de uma forma mais atenta, converse em Inglês sempre que puder.
Surgindo o ano de vestibular, depois a faculdade, o mercado de trabalho, o casamento e os filhos, o caminho ainda é possível, claro, mas muito mais tortuoso.

Espero ter ajudado um pouco.
Escrevi tudo isso pois estou vendo pessoas inteligentíssimas, super capazes e com 1000 atributos comerem "o pão que o diabo amassou" com o Inglês.

Até mais.

Um comentário:

Unknown disse...

eu adorei esse saite legal
sem mais no momento

beijos