As aulas:
1 - A pessoa só quer Gramática:
Eu uso os livros:
Basic Grammar in Use - MURPHY, RAYMOND / SMALZER, WILLIAM R
Grammar World - Derek Sellen
Fundamentals of English Grammar - Workbook = AZAR, BETTY SCHRAMPFER
Essential Grammar in Use - Supplementary Exercises - Helen Naylor +Raymond Murphy
O que faço:
Sigo a ordem do livro principal: Basic Grammar in Use e, ao final de cada assunto abordado nele, busco mais exercícios do mesmo tópico nos outros.
2 - A pessoa só quer exercitar compreensão auditiva:
Basic Tactics For Listening - Book + Pack with 4 CDs - Jack C. Richards
Developing Tactics For Listening - Book + Pack with 4 CDs - Jack C. Richards
Expanding Tactics For Listening - Book + Pack with 4 CDs - Jack C. Richards
Ao total são 216 exercícios de listening. Dá pra fazer uns 5 a 7 por aula.
3 - A pessoa quer usar um material didático convencional:
Interchange Third Edition - Jack C. Richards
4 livros com 16 unidades cada
4 workbooks
4 packs with 4 CDs
Sigo normalmente o material
4 - Só conversação
5001 Questions For Hours Of Conversation - Second Edition -ROSKOWINSKI, ROMAN CHRISTOPHER
Ao final de 2006, percebi que não estava conseguindo manter alguns alunos pois não tinham dinheiro para comprar o material. Eu já tinha o material completo ( custa, tudo junto, uns R$ 1.500,00 ) mas resolvi dobrar a coleção, comprando tudo igual, menos os CDs. Os resultados têm sido ótimos desde então.
Também pego apostilas de sites.
O melhor de todos é o www.agendaweb.org
Uma dica preciosíssima que aprendi com o tempo: escolhendo qualquer um dos materiais acima, procure variar de vez em quando. Os alunos ficam cansados de um material só e é isso que diferencia a aula particular de um curso: a possibilidade de usar várias fontes.
O que fazer com prazo curto para aulas.
Tenho me deparado com esse problema algumas vezes este ano. A pessoa me avisa que só vai poder ter um mês de aulas, cerca de 8 a 12 horas, ou, pior ainda, quando sabe no meio do mês que não vai poder continuar no mês seguinte pois vai trocar de emprego ou de cidade etc.
Nos dois casos, vai depender muito de como está o nível de Inglês da pessoa. Se eu observar que a pessoa está com um nível bom, e, além disso, tem facilidade de aprender, eu passo para ela, de forma rápida, é claro, por causa do pouco prazo, os pontos principais da língua e suas diferenças com assuntos parecidos. Exemplos:
- Explicação, estrutura e aplicação do Present Perfect e, principalmente, suas diferenças para o simple present e o simple past.
- Explicação, estrutura e aplicação do Used To e a diferença para o simple past.
- Explicação, estrutura e aplicação do Comparativo e a diferença para o superlativo.
- Saber usar bem os pronomes retos, oblíquos, possessivos, reflexivos e demonstrativos.
- Voz Passiva
- ( Se ainda der tempo ) Diferenças entre assuntos confusos como So e Such, Too e Either, Too e Enough, Some e Any, There is e It is e por aí vai.
Se a pessoa tiver de parar muito pouco depois de ter começado e ainda estiver engatinhando com o verbo to be e o simple present eu tenho passado dicas de como algumas frases em Inglês têm peculiaridades que não existem em Português e a tradução ao pé da letra na maioria das vezes não funciona. Sempre tentando explicar os motivos.Exemplos:
- She is A secretary e não She is secretary ( esta última seria o Port ao pé da letra ). Usamos o artigo indefinido para profissões com sujeito singular.
- I play THE violin e não I play violin. Usamos sempre o artigo definido antes de instrumentos musicais.
- She is a beautiful girl e não She is a girl beautiful. Normalmente colocamos o adjetivo antes do substantivo.
- Where DO you live e não Where you live ? Usamos os auxiliares DO e DOES para fazermos a maiora das perguntas no simple present.
- My jeans ARE blue e não My jeans is blue. Jeans = Plural
É isso aí. Espero que o tópico possa ser útil para as pessoas.
Grande abraço
Um comentário:
Olá, Fábio
Você dá aula particular ?
Seria no bairro do Leblon.
Caso contrário, agradeço se tiver alguém para indicar.
Contato : luduarte@gmail.com
Obrigada !
Postar um comentário