terça-feira, 24 de maio de 2011

Dúvidas de Leitores - 9

Oi Fábio!

...
Faz 14 anos que parei e agora resolvi estudar pra valer.
Resolvi e me matriculei num curso aqui perto da minha casa.
Eu entendo muito mais do que falo. Parece que me dá um branco quando tenho que falar.
Na sua opinião, qual a melhor maneira para desbloquear isso?
...
Abraço,
Carla


Oi Carla. Desculpa a demora em responder. Não mexi no computador este fim de semana.
Entendo quando você diz: "Eu entendo muito mais do que falo. Parece que me dá um branco quando tenho que falar."
Isso é super normal de acontecer pelo seguinte: é muito mais fácil desenvolvermos habilidades passivas, como a leitura e a compreensão auditiva. Nelas aprendemos por simplesmente ficarmos quietos, parados, com o nosso objeto de aprendizado à nossa frente. Só temos que deixar as informações entrarem, serem assimiladas.
Já, ao contrário, com as habilidades ativas: escrita e fala, somos desafiados a criar e a pressão é muito maior. Há o medo do erro e do ridículo. A solução para isso é simples: contrate um professor particular. Ele vai te incentivar a falar e NUNCA vai rir ou debochar de você (ele sabe que se fizer isso vai perder a aluna). Não aconselho aulas de conversação em cursos. Resolve o problema da oportunidade de falar mas não o da timidez.

Bjs.

3 comentários:

Anônimo disse...

muito bom esse seu site parabens por favor nao apague o blog so pq nao recebemos elogios nao significa que nao devemos ajudar os outros.continue com o bom trabalho!

Anônimo disse...

resolveu todas as minhas duvidas, muito obrigada.

Anônimo disse...

parabéns pelo blog...estava procurando dicas de livros e segui as suas...obrigado

PBM-Guarulhos-SP