terça-feira, 3 de maio de 2011

Dúvidas de leitores - 7

Olá

Estive lendo muitas postagens em seu blog sobre a língua inglesa, gostaria de saber se você
pode me enviar os livros de inglês.

E se possível gostaria de saber tirar uma duvida, um curso de inglês é suficiente para obter uma fluência
a ponto de morar no exterior?


Regards.



Oi, obrigado pela sua mensagem.
Os livros vão em anexo.

Rapaz, você me fez uma pergunta cuja resposta ideal e bem fundamentada daria um livro ou um bom papo de algumas horas num bar mas eu vou te dizer, por alto, o que eu acho.

Minha resposta, salvo raríssimos casos é NÃO.
De início três informações:
a - São necessárias muitas horas de estudo até se chegar à fluência. Muitas mesmo ! Mais de mil.
b - A matéria dada em sala de aula é bem assimilada se estudada a fundo em até 48h depois de apresentada
c - O melhor funcionamento do cérebro para o aprendizado da matéria se dá com aulas de 1h a 1h30 de duração.

De imediato você já extrai algumas conclusões:
1 - Ter aulas terças e quintas e não estudar entre elas (principalmente entre quinta e terça) não adianta muita coisa.
2 - Ter aulas só aos sábados de 8h às 11h NÃO É a mesma coisa de ter 2 aulas semanais de 1h30 ou 3dias de 1h.
3 - Ignorar deveres de casa é como ir ao médico, obter o atendimento e... não tomar o remédio. Vai passar o problema ? Não.


Você falou em curso e não aulas particulares ou estudo por conta própria. Não vou dar opiniões positivas ou negativas sobre a maioria dos cursos embora eu saiba que alguns deles, inclusive dois BEM famosos são HORROROSOS. Mas eu te indicaria IBEU, CCAA e Cultura Inglesa. Estudando neles a chance de você se deparar com seriedade e bons e dedicados professores é muito grande.

Finalmente, vou te dizer porque minha resposta é NÃO.
O aluno adolescente geralmente não tem maturidade e nem conhecimento para entender o quão importante é estudar com seriedade, planejamento e produtividade com um objetivo a médio ou longo prazo. Ele não tem paciência, não tem fé.
O aluno adulto já sabe que "o buraco é mais embaixo" pois está sofrendo na pele as consequências de não ter ficado fluente na adolescência mas agora tem estágio e/ou emprego que lhe ocupa várias horas do dia, faculdade ou pós muitas vezes e festas, amigos, namorada etc.

Nos meus 8 anos de magistério devo ter tido algo em torno de 500 alunos. Consigo me lembrar agora de 4 que ficaram fluentes e mais uns 10 que estavam a caminho e viajaram para o exterior ou trocaram as aulas comigo por aulas em cursos pagos por seus trabalhos. Ou seja, cerca de 3% ficaram fluentes.

Não é fácil. Aprender Inglês PARA FICAR FLUENTE não é um passatempo. Requer uma dedicação igual a uma faculdade.

Dê uma olhada neste tópico do Blog:
http://inglesnapontadalingua.blogspot.com/2008/11/um-pedido_18.html

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá,amigo!
Tenho acompanhado o seu trabalho e cada vez estou mais empolgado em retomar meus estudos de inglês e você apontou IBEU, CCAA e Cultura Inglesa,como boas opções e o que você acha do CURSO DE INGLÊS DO BRASAS,seria uma boa opção?
Obrigado desde já e um abraço!

Belli disse...

Ola, estive lendo seu blog e achei muito interessante, amo inglês e me dedico sempre a aprender mais. Como faço para obter seus livros?
Parabéns.

Izabel