quinta-feira, 14 de abril de 2011

Dúvidas de Leitores - 6

Bom dia Professor.
Meu nome é Christopher, tenho 16 anos e já há algum tempo venho acompanhando seu blog. Parabéns pela ajuda às pessoas.

Minha dúvida é Present Perfect. Me enrolo muito com as diferenças entre ele e os outros tempos verbais. Já li aqui que o senhor não gosta muito de tradução mas tenho muita dificuldade de aprender de outra maneira. Minhas professoras, tanto no colégio quanto no curso, não aceitam falar Português em sala e, talvez por causa disso, não consegui entender bem o assunto até hoje. Você se importaria de me dar uma explicação rápida em Português.

Obrigado



Oi Christopher.
Rapaz, brigadão pela mensagem.
Vou te ajudar, com certeza, será um prazer, mas devo te dizer que suas professoras estão certas.
Este é um assunto delicadíssimo e já escrevi aqui algumas vezes sobre. Admito que não dou todas as minhas aulas em Inglês como eu gostaria, mas deixo sempre claro que, quanto mais se basearem na tradução, mais as pessoas demoram para ficar fluentes em Inglês, principalmente na fala e na escrita.

Bom, no blog já há uma explicação grande sobre Present Perfect. Você pode ver nesta página aqui:
Present Perfect

A seguir uma explicação específica em Português para você através de palavras-chave:
1 - EVER
Usado no Present Perfect como uma ação considerada razoavelmente rara mas que ainda pode ser feita. Sua tradução seria: "Já", ou, "alguma vez na vida"
Exemplo: Have you ever ridden a camel ? = Você já andou de camelo. Podemos usar o Present Perfect pois aqui estamos abrangendo o tempo de vida de uma pessoa, que, é claro, já começou e continua para o futuro.

Ever também pode ser usado no simple past, de uma forma bem menos comum pois terá que especificar um tempo que passou e não volta mais, como, por exemplo, um emprego, nos anos 90, em uma empresa que não existe mais.
Exemplo: Did you ever have any problems with you boss when you worked for that company ?" = Você alguma vez teve problemas com seu chefe quando você trabalhava naquela empresa ?

E as respostas às perguntas levam, preferencialmente, ALREADY nas respostas afirmativas e NEVER nas negativas.
Respostas para a primeira pergunta:
Yes, I have already ridden a camel. = Sim, eu já andei de camelo.
No, I have never ridden a camel. = Não, eu nunca andei de cavalo.

Resposta para a segunda pergunta:
Yes, I already had some problems... = Sim, eu já tive alguns problemas...
NO, I never had any problems...= Não, eu nunca tive problemas...


2 - Yet
Também é usado como "JÁ" em perguntas, mas, desta vez, aborda ações que esperamos que ou já tenham sido feitas ou sejam feitas logo. Não é usado no simple past.
Então: Have you done your homework yet ? = (E aí ?) Já fez o dever de casa ?
Respostas possíveis:
Yes, I have already done my homework. = Sim, eu já fiz meu dever de casa.
No, I haven´t done my homework yet. = Não, eu não fiz meu dever de casa ainda.

Vejam: Yet na pergunta = Já; Yet na resposta = Ainda.


3 - How long, for e since
Os dois primeiros podem ser usados no Present Perfect e no simple past e o terceiro só no present perfect.
Ao ser usado no Present Perfect o How Long deve ser traduzido por HÁ QUANTO TEMPO e admite FOR (há) e SINCE (desde) como respostas.
Exemplos:
How long have you been a doctor ? = Há quanto tempo você é médico.
I´ve been a doctor for 10 years. - Eu sou médico há 10 anos.
I´ve been a doctor since 2001. - Eu sou médico desde 2001.

E, sendo usado como Simple Past, temos a tradução de How long por POR QUANTO TEMPO e não usamos SINCE.
Exemplos:
How long did you talk to her ? = Por quanto tempo você falou com ela ?
Resposta:
I talked to her for 30 minutes. - Falei com ela por 30 minutos.


Acho que ficou legal. Qualquer dúvida é só escrever.

Nenhum comentário: