quarta-feira, 24 de março de 2010

Mais alguns conselhos para alunos e professores.

Tópico voltado principalmente para aulas particulares, mas que pode ser usado também em cursos ou escolas.

Bom dia a todos.
Se você é professor ou aluno e está trabalhando ou estudando há pelo menos alguns meses já deve ter percebido: como tem gente que entra em pânico ao se deparar com a tarefa de aprender Inglês ! Ter de dizer corretamente as palavras, criar frases e escrevê-las.

Isto tem solução muito simples, tanto para professores como para alunos.

Professores - Deixem bem claro, repitam à exaustão, através de atos e palavras, que vocês sempre irão ajudar os alunos a desenvolverem suas aptidões, com paciência, dedicação e muito carinho. Em cursos e escolas, punam severamente os engraçadinhos que ficarem debochando de quem erra uma pronúncia fácil (isso traumatiza quem errou pro resto da vida). Nas aulas particulares, vão no ritmo do aluno. Ofereçam sempre opções de exercícios que lhes façam mais confiantes, cobrem resultado mas, de início, sem muita pressão, para o aluno ir adquirindo confiança. Deixem sempre eles tranquilos quanto às aulas, materiais, didática, metodologia etc.

Alunos: Vocês pagam por um serviço e devem exigir o melhor. Mostrem sempre ao professor vontade de aprender, comprometimento com as tarefas e estudo diário que vocês vão tê-los eternamente apaixonados por suas aulas. NUNCA tenham vergonha de pedir uma segunda, terceira ou décima explicação de um assunto. Usem sempre a sinceridade: se um material não está agradando, falem; se uma metodologia não está dando certo, falem; às vezes, na concepção do professor ele está fazendo o mais adequado mas há vezes que isso não corresponde à verdade e ele precisa saber, para seu próprio amadurecimento profissional.

É isso aí. Bom dia de trabalho/estudo a todos (bom, e se tiver alguém de férias aqui no RJ, boa praia !)

Nenhum comentário: