sábado, 27 de março de 2010

Homenagem e Agradecimento aos Professores de Ensino Fundamental

Boa tarde a todos. Hoje é Sábado, 27 de março de 2010 e agora são precisamente 2 e 05 da tarde aqui no RJ.
Há algum tempo estou programando uma tarde, um tempo vago de uma hora ou um pouco mais, para me dedicar à tarefa de agradecer e homenagear, da melhor forma possível, os professores de ensino fundamental. Os professores que dão aulas a crianças e pré adolescentes.
Este é o tópico de número 180 deste blog. Já escrevi aqui em alguns tópicos anteriores o quanto eu admiro algumas pessoas na minha vida, principalmente pessoas que levam seu trabalho a sério e, com isso, prestam um serviço sem igual ao povo e, em muitos casos, como esportistas, orgulham um país.
Admiro médicos que abrem mão de grande parte de seu tempo livre e de suas famílias para ajudar o próximo. Da mesma forma policiais honestos, bombeiros, jornalistas, babás, ou seja, muitas pessoas.
Mas quero deixar aqui gravada a minha admiração especial aos professores. Mas não é qualquer tipo de professor. É aquele que mais se sacrifica, mais se aborrece, mais perde a voz e mais polivalente tem que ser (professor, pai ou mãe, psicólogo, melhor amigo, médico etc.): o professor de ensino fundamental.
Eu sempre me orgulhei da minha profissão. Tenho 34 anos, sou formado em Letras, sou professor há quase 7, dou aulas particulares, aulas em cursos e empresas e aulas no 3ano do Ensino Médio no Colégio Santo Amaro. Sou muito feliz, tenho muitíssimo orgulho do que faço, sinto imenso prazer em 99% do tempo em que dou qualquer aula mas admito que minha importância e meu papel na sociedade e mesmo na vida em geral não chegam aos pés dos professores de crianças e pré adolescentes.
Para vocês, professores, tiro o chapéu, faço uma reverência e beijo as mãos. Eu me achava importante até conhecer melhor a rotina, o ritmo de trabalho, os problemas, aborrecimentos e agonias pelas quais vocês passam todos os dias. E estão sempre com um sorriso para o dia seguinte.

Vocês valem muito mais, são muito mais do que eu sempre achava ser.

Obrigado por ensinarem com amor.
Obrigado por muitas vezes tentarem ensinar, apesar de uma correnteza fortíssima de adversidades.
Obrigado pela coragem de vocês, enfrentando problemas do dia a dia e alguns (em certos casos, muitos) problemas de caráter gravíssimo como péssimas condições de trabalho, ameaças, criminalidade, desrespeito, ironia, chantagens e agressões físicas e morais.

A vocês uma frase que ouvi algumas vezes, recentemente até, que há pouco tempo inclusive eu julgava ser um tipo de deboche, mais hoje percebo seu significado mais puro e verdadeiro: "Quando eu crescer, quero ser igual a vocês."

Mais uma vez, obrigado pelo esforço, dedicação e importância na vida de todos nós.

Obrigado.

Um comentário:

Guto Carvalho disse...

Eu sempre achei que se deveria valorizar mais os professores de ensino fundamental. Primeiro porque eles trabalham na base da aprendizagem humana e segundo pq nao deve ser tão fácil lidar com muitos pequerruchos numa mesma sala. O Governo deveria capacitar e remunerar muito bem esses professores e em contrapartida exigir mais de quem se propõe a ser um desses profissionais.