segunda-feira, 22 de março de 2010

Assuntos básicos de gramática em Inglês

Boa tarde pessoal e muito obrigado pelos e-mails.
Esta deve ser a quarta ou quinta vez que inicio um tópico pedindo desculpas. Peço desculpas mais uma vez por estar abordando pouco o Inglês básico no Blog. O motivo é que eu acho (e posso estar errado) que material de Inglês básico há muito disponível pela Internet e eu tenho feito sempre o possível para postar coisas razoavelmente novas neste espaço, principalmente tentando passar dicas da minha experiência de 7 anos como professor, tratando de assuntos gramaticais e de vocabulário mais avançado e muitas dicas do que fazer e não fazer tanto em sala de aula como na mesa de estudo. Sempre com o objetivo de aproximar o leitor, o aluno, ao Inglês e a todos os benifícios que este contato proporciona.

Bom, então atendendo a alguns pedidos que me chegaram por e-mail (abração, Edu e Dani) aqui vão algumas dicas de como assimilar alguns tópicos de Inglês básico.

Já disse aqui que o Inglês básico (basicão mesmo, verbo TO BE, artigos, present continuous...) corresponde, por exemplo, às 4 operações básicas da Matemática. Ou seja, assim como nenhuma conta, nenhum cálculo é feito sem passar por elas, os tópicos a seguir vão servir como base a todos os outros em Inglês.

Quanto ao verbo to be, percebo que os alunos não têm problemas sérios em usá-lo corretamente com os pronomes I, you, he, she etc. Mas eles costumam se enrolar muito com outros sujeitos. Ora, é muito fácil: saiu do pronome é só pensar o seguinte: sujeito singular = is; sujeito plural = are. Pronto.

Então: She is here. Maria is there. His beautiful girlfriend is at school. That tall woman in green and white is coming.
Percebam que todos os sujeitos são equivalentes a SHE, são todos singulares e recebm IS como flexão do verbo to be.

Como teríamos com ARE ?
They are here. Maria and Jessica are there. Their beautiful girlfriends are at school. Those tall women in green and white are coming.
É fácil ou não é auditório ??? (Oh my God, baixou o Silvio Santos aqui !)

A mesmíssima coisa acontece com DO e DOES e o mesmo problema acontece com muita gente. Todo mundo tira de letra aplicar estes auxiliares com I, You, He, She , It, We, You e They mas, muitas vezes, é só colocar um sujeito diferente que a galera se enrola. Vejamos pois...

Does she like chocolate ? Does Maria like chocolate ? Does his beautiful girlfriend like chocolate ? Does that tall woman like chocolate ?

E com os plurais ? Auxiliar DO neles.

Do they like chocolate ? Do Maria and Jessica like chocolate ? Do their beautiful girlfriends like chocolate ? Do those tall women like chocolate ?


E uma coisa muito importante: nada de misturar auxiliares DO e DOES com verbo TO BE. Onde entra um não entra o outro.
Exemplos:
She is tall - Sujeito + verbo to be + complemento.
Pergunta: Is she tall ? NUNCA usar Does she is... ?

Outro caso:
They live in SP. - Sujeito + verbo (menos o verbo to be) + complemento
Pergunta: Do they live in Sp ? NUNCA usar Are they live ... ?

Finalmente, pra não dizer que não falei de artigos (ou pra não dizer que só falei de verbos): O uso (correto e completo) dos artigos indefinidos A e AN.
Importantíssimo: aquela regrinha Artigo A antes de consoante e Artigo AN antes de vogal que aprendemos na escola é a maior furada ! Ou melhor, é razoavelzinha, mas longe de estar completa.

Então: A regra completa é: Usamos os artigos indefinidos antes de palavras singulares CONTÁVEIS. O artigo A vem antes de palavras iniciadas com SOM de consoante e o artigo AN vem antes de palavras com SOM de vogal.
Ah, bom ! Agora entendi. Bom, mas... hã ?

Molezinha, olha só:
Então: I need a book. OK !
I need an eraser. Ok !

Respectivos plurais: I need books ( ou some books, ou two books, tudo bem )
I need erasers.
Ambos sem artigo pois estamos tratando de PLURAIS e plurais não podem ser precedidos por A e AN.

Ainda: I need a book. Ok !
I need an eraser. OK !
I need an information, I need a money. NÃÃÃO !!! Estas palavras são incontáveis, não podem recerber artigos indefinidos.
Como fazemos? Sem artigo.
Exemlos: I need (some) information.
I need (some) money.

Quer duas informações ? Como fazer se INFORMATION não leva plural ? Usando PIECES OF
Ex: I need two pieces of information. I need two pieces of advice. (Advice = conselho)

E, por último, o som da palavra é mais importante que a letra.
Veja: Hour e House. Na primeira palavra o som inicial é o da vogal O pois o H é mudo, logo devemos colocar o artigo An. Já na segunda o H tem som de RRRR, logo, temos de colocar o artigo A.
An hour. A house.

O mesmo acontece com
An umbrella - A university.
An x-ray
An M.T.V show.

Valeu galera !!!!

2 comentários:

Leticia Gomes disse...

Nossa, fiquei indignada agora!
pq os professores então ñ ensinam o correto logo de primeira??? (inicia com som de vogal AN, som de consoante A)
PQP viu!

Fabio Costa e Silva disse...

Por dois motivos, querida amiga Leticia:
Primeiro, infelizmente, muitos professores simplesmente não sabem isso. Se aventuram a dar aulas com o que aprenderam em cursinho, ou em viagens, e alguns cursos aceitam (escolas não).
Segundo porque muitos cursos proíbem o professor de explicar um tópico por completo. No artigo indefinido por exemplo, a ordem do curso é o professor só explicar a regra básica de início para segurar o aluno por vários módulos e só lhe explicar a totalidade mais tarde.
Acho uma falta de respeito.