quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Algumas dicas para a prova do TOEFL

Oi pessoal.
Atualmente estou preparando alguns alunos para o TOEFL. Estamos vendo bastante gramática, vocabulário e interpretação de textos. As partes de gramática e listening da prova não têm muito mistério: deve-se estudar muito, ouvir muito (filmes com áudio e legenda em Inglês principalmente) e, na prova de gramática, preparar-se para aquelas exceções que todos os assuntos têm. É na prova de interpretação que eu acho que posso dar uma boa contribuição.
Ela é famosa por seus textos difíceis e pouco tempo para resolução das questões. Por textos difíceis, digo que são textos que a grande parte da população não tem acesso e não se interessa normalmente, como golfe, astronomia, fusões nucleares etc.
O grande problema é realmente o tempo. Fiz a prova em 2004, sei que algumas coisas mudaram mas um problema permanece: simplesmente não dá tempo de responder todas as questões de interpretação de texto.
Fui avisado antes da minha prova de que isso aconteceria: foram dados 50 minutos para a leitura, interpretação e resposta de 5 textos com 8 ou 10 perguntas cada, não lembro bem. Lendo tudo com atenção, quando faltam 10 minutos estamos ainda terminando a análise do segundo ou terceiro texto e aí somos avisados que faltam só 10 minutos e todo mundo entra em pânico. O que fazer ?
Minha sugestão é: leve um relógio de pulso (celulares não são permitidos, claro) e cronometre ou memorize o início da prova. Comece a resolver calmamente mas se programe para mudar sua atitude ao faltarem 15 minutos para acabar a prova.
Aí o que eu indico é o seguinte: pare de fazer a prova normalmente e concentre-se só nas questões que não exigem interpretação para responder.
Por exemplo:
Evite: What is the auhtor´s opinion in the second paragraph ?
Faça: Change the sentence "the secretary types many e-mails every day" into passive voice.
Na segunda frase, mesmo ela estando atrelada ao texto, não há a necessidade de ler tudo, basta aplicar seus conhecimentos de voz passiva.
Ao final, se ainda sobrar tempo e todas as questões que não precisam de leitura no texto já estiverem resolvidas, volte e tente resolver o resto. Você certamente estará muitas questões à frente de quem ficou aterrorizado tentando responder tudo na ordem em que as questões são mostradas.
Isto também vale para vestibulares e concursos.
É isso aí. Meu próximo aluno já deve estar chegando.
Abração a todos.

3 comentários:

Maria disse...

Olá, Fábio.
Realmente muito legal suas dicas. Você ensina muito bem.
Parabéns!

Unknown disse...

interessante as dicas, valeu

Anônimo disse...

Attractive сomponent to contеnt. I just ѕtumbled upon your
websіte аnd in acceѕsiοn сapital to ѕаy that Ӏ acquігe in faсt enjoyеԁ асcount yоur weblog pоsts.
Αny way Ӏ'll be subscribing for your feeds or even I fulfillment you get right of entry to constantly quickly.

My website ... http://www.sfgate.com/business/prweb/article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-or-4075176.php