quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Para professores particulares de Inglês - 3

Boa tarde a todos.
Como já citei aqui algumas vezes, sou professor de Inglês de uma escola aqui no RJ mas, em mais de 90% do tempo estou dando aulas particulares. A grande maioria, individual, e, em 3 casos, para grupos.
Eu gostaria de passar, neste terceiro tópico dedicado a professores particulares, algumas dicas oriundas de fatos que vêm ocorrendo na minha vida e que venho aprendendo muito com eles.
Num tópico antigo aqui no Blog, também dedicado a professores particulares (ver nos Links desta página), menciono algumas ideias do que fazer no verão, época de poucos alunos.
Agora, em agosto, acontece justamente o contrário. Acabaram o verão, o Carnaval, a Páscoa, a Copa do Mundo e as férias e este mês, desde que percebi esta tendência, em 2004, costuma ser o de maior procura de aulas particulares por parte das pessoas.
Algumas dicas do que fazer (tem dado certo para mim) se dois probleminhas surgirem:

a) Infelizmente o professor deve se conscientizar e aceitar de que a aula particular não é a atividade mais importante na visão do aluno. Ela perde, de goleada, para o trabalho e para a faculdade, e, infelizmente, algumas vezes, para diversões em geral.
O que isso significa ?
Que um aluno pode procurar você, professor, no começo de agosto, dizer que quer estudar um material completo que leva um ano e meio para terminar e, em dois ou três meses ele para tudo de repente.
Sim, é um baque, nos deixa meio sem chão e desprotegidos mas aprendi, nestes quase 7 anos trabalhando, que eles não fazem por mal, nem por vingança nem para nos prejudicar. Muitas vezes a faculdade deles ou o trabalho requer muita dedicação, algumas mudanças de lugar ou horário e as aulas de Inglês podem...dançar.
Não fiquem aborrecidos, não reajam com nervosismo ou mágoa. Isso acontece e MUITAS vezes o aluno volta às aulas ou indica outras pessoas (ou as duas coisas). Atitudes impensadas para descarregar a eventual raiva podem dar uma sensação de alívio na hora mas são péssimas para o professor e para o aluno no futuro e não levam a nada de realmente bom.

b) Segunda situação que frequentemente acontece e requer ainda mais atenção: pode acontecer (comigo já foram inúmeras vezes) de a pessoa que começou as aulas, em cerca de 2 ou 3 meses, ter que parar de repente por causa de falta de dinheiro (muitas vezes ela vai ficar com vergonha de dizer a verdade e vai inventar outro motivo).
Ao receber esta notícia mostre para a pessoa que você gosta dela, quer o melhor para ela e que, muito mais importante que o dinheiro dela é que ela aprenda o idioma e goste das aulas (como falei, isso vai acontecer e se você não sentir isso verdadeiramente no coração e está dando aulas só pelo dinheiro, melhor parar tudo).
Reduza o preço em 10, 15, ou, se necessário, em até 50%. Deixe a pessoa tranquila e não estipule um prazo para o pagamento voltar ao normal. COM CERTEZA o desempenho desta pessoa nas aulas vai ser o melhor possível, ela vai te admirar pra caramba e, ao receber o agradecimento, o sorriso e a emoção da pessoa pela sua atitude você se sentirá mais feliz do que se tivesse acertado na loteria. Vai por mim.

Abração

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