domingo, 22 de agosto de 2010

Para alguns professores de escola

Imagine a seguinte situação:
Em algum lugar que você frequenta (pode ser praia, clube, academia ou bar) em um determinado dia, distraído, olha para o lado e vê, desacompanhada, a mulher mais linda que você já viu na vida. Solteiro e desimpedido, você tenta perceber algum sinal dela de que pode se aproximar e (maravilha !) recebe um belíssimo sorriso de volta (é agora !). Você consegue falar com ela e, depois de uma hora de um papo animadíssimo, consegue o telefone da beldade, consegue marcar um novo encontro e, logo logo, começa a namorar firme.
Um mês depois alguns "probleminhas" no relacionamento começam a aparecer: ela, por exemplo, não te beija em público, não fala de sua família e não aceita presentes. Você fica um pouco chateado mas, ok, compreende e tenta dar o seu melhor para fazê-la feliz. Ela percebe, e é verdade, que você é um homem bom, honesto, companheiro, dedicado e educado mas os problemas no relacionamento vão aumentando. Dois meses depois você nota claramente que o coração dela é impenetrável. Ela gosta de você mas não te ama, ou melhor, talvez até te ame mas luta bravamente para que isso não aconteça.
Triste, já pensando em não sofrer mais e terminar o namoro, você resolve ter uma conversa séria com ela e fica sabendo da bomba: ela teve um namorado anterior, pelo qual foi perdidamente apaixonada e, às vésperas do casamento, descobriu que ele tinha outra. Ou seja, você começou a namorar uma menina traumatizada que está tendo uma enorme dificuldade de confiar novamente em outro homem com medo de a traição acontecer novamente.

Não é horrível acontecer isso ?

Pois tem acontecido algo parecido comigo, muitas vezes, nas aulas particulares que dou. Estou recebendo alunos profundamente traumatizados com professores de Inglês que tiveram na escola e os humilharam, às vezes diretamente, outras fazendo piadinhas, deboxando de pronúncias erradas, mostrando ao resto da turma de que outro aluno é melhor, ou seja, de diversas formas possíveis.
Isso acaba com a possibilidade de aprendizado das pessoas !!!

Quando eu tinha 15 anos e era aluno do primeiro ano do segundo grau de uma escola que tive a infelicidade de entrar depois que terminei a oitava série (esta não tinha segundo grau) aconteceu de um dia eu estar distraído em uma explicação de História, matéria que eu até gostava. A professora, conhecida por ser carrasca, percebendo, não perdeu a oportunidade: "Ei, você com cara de babaca, o que é ... ?"

Tomei horror de História !

Muitos professores fazem isso e recebo alunos particulares que passaram por algo semelhante toda hora. Pelo amor de Deus se vocês conhecem alguém assim, falem, briguem, percam até a amizade, mas não deixem isso acontecer. Ainda mais com Inglês que é uma matéria de escola mas cujo conhecimento é exigido muito mais fora dela.
Quem faz isso destrói parte importante da vida do outro. É covardia, é maldade. Me ajudem, e ajudem a vocês mesmos, a pelo menos tentar ir destruindo este problema.

Quanto ao título do tópico, esta mensagem é dedicada àqueles que sabem que isso acontece e possam fazer alguma coisa para que isso acabe, conversando com quem faz. E para os professores que humilham os alunos, para que examinem suas consciências, percebam o terrível mal que estão causando, e não façam isso mais.

Bom domingo a todos.

3 comentários:

Ester Neves disse...

É incrível como um professor pode mudar nossa vida, criar traumas que muitas vezes nunca se curam...
Parabéns pelo post! Incrível!

Fabio Costa e Silva disse...

Muito obrigado, Ester.
Um ótimo dia pra você.

Lilian disse...

Você tem sensibilidade. sou professora e tenho lido livros de psicologia, de postura corporal para poder avliar melhor o sentimento dos alunos, mas hoje em dia é difícil alcançar essa alma tão complexa que é o aluno, então às vezes por nervoso erramos, mas valeu.