quinta-feira, 29 de julho de 2010

Inglês - Impossível aprender sem praticar e estudar.

Boa tarde a todos.
Neste blog há mais de 200 tópicos em que dou dicas de como aprender determinados assuntos em Inglês e como superar algumas dificuldades.
Tenho acompanhado há muito tempo mas mais fortemente este ano de 2010, pessoalmente e via internet, vários casos de pessoas que não estão conseguindo (ou não querem) avançar no estudo.
Raramente coloco imagens nos tópicos. Coloquei uma no tópico sobre estudo por conta própria esta semana depois de não colocar imagens por quase dois anos.
Entretanto, como estou percebendo que isso vem acontecendo muito (alunos, pessoas não avançarem nos seus conhecimentos por falta de estudo e prática) vou colocar aqui duas imagens que talvez valham mais do que todas as dicas que tenho passado até agora.

Comparem, por favor, o processo de aprendizado de um idioma à entrada em uma academia de musculação. Ao ter aulas de Inglês com um professor, particular ou em curso, você deve estabelecer uma meta e chegar nela em um determinado período de tempo.
O mesmo acontece ao se iniciar um processo de, por exemplo, hipertrofia e perda de gordura em uma academia de musculação.
Para aprender um idioma: livros, fazer exercícios e redações em casa, duas a três aulas por semana e contato diário com a língua, que pode ser por leitura, música ou filmes.
Na academia, duas ou três sessões de musculação por semana e, fora dela, dieta equilibrada, sono idem e hábitos saudáveis de vida.

Em ambos os casos: sem faltar, sem atrasar, sem ter preguiça de fazer.
Em ambos os casos: se o procedimento for feito de forma séria, planejada, estruturada e colocado como "importante" na vida ele será, sem dúvida, atingido.

As imagens:

Esta é a imagem da pessoa que vai começar a série de musculação na academia.


E esta é a imagem de como a pessoa quer ficar.









É possível ficar assim indo à academia uma vez por semana e chegando atrasado ?
É possível ficar assim tirando "férias" da academia de 3 em 3 meses ?
É possível ficar assim bebendo cerveja no bar da hora em que se sai do trabalho até as 11 da noite ?
NÃO, NÃO e NÃO

Por favor, lembrem-se sempre: o aprendizado de Inglês deve ser tratado com seriedade, planejamento, paciência e muito esforço.

Grande abraço a todos e até o próximo tópico.

4 comentários:

Unknown disse...

Profeso Fábio, quero comprar um dicionário e não sei qual o melhor, gostaria q o senhor me indicasse um.
Abraço,
Stela

Fabio Costa e Silva disse...

Auristela:

Meu dicionário Port - Ing é o Oxford.
E o Inglês é o Mc Millan.

Gosto deles. Você não precisa necessariamente comprar estes mas compre um que não seja de bolso e, além das traduções (no caso do Port) tenha frases, para que você possa ver a aplicação das palavras em frases diferentes.

Unknown disse...

Professor Fábio, muito obrigada pela atenção. Sempre entro em seu blog e ele tem sido muito útil em meus estudos de Inglês. Parabéns!

Caio Conceição disse...

Olá professor, encontrei seu blog por acaso, e achei muito interessante as dicas que aqui tem...
Bem, eu comecei á estudar inglês este ano, mas sou muito desanimado e qualquer coisa já tira minha atenção e acabo perdendo muito tempo do que aprendi.
Será que possui alguma dica para me ajudar nisso ?

OBS: (Utilizo o método Pimsleur )