domingo, 28 de junho de 2009

Mais algumas dicas.

Bom dia a todos.
Como já citei aqui no blog diversas vezes, adoro meus alunos, me orgulho de todos eles, sem exceção, são todos meus grandes amigos e pessoas muito inteligentes e cultas.
Entretanto, uma característica é comum a eles: como trabalham muito, alguns em lugares distantes, e quase todos estão na faculdade ou em alguma pós, têm muito pouco tempo para estudar.
E eu gostaria de compartilhar com as outras pessoas o que eu tenho falado a eles a respeito disso.
Por estudar, todos pensam em horas debruçados sobre livros, gramáticas e textos, preenchendo exercícios de tempos verbais, pronomes e vocabulários. Se isso for feito, será realmente maravilhoso e tornará o aluno sempre "afiado" para as aulas.
Isso seria o ideal mas existe algo bem mais relaxante e prazeroso e traz o mesmo resultado.
Por exemplo: para quem tem aulas terças e quintas. Nas aulas de quinta, por ter tido contato com Inglês há só 2 dias, o rendimento é sempre melhor. Mas para as aulas de terça, se a pessoa fica 5 dias sem nenhum contato com o idioma, tem dificuldades de lembrar de assuntos gramaticais e vocabulário. Se a ausência é de mais de uma semana o problema se agrava.
A solução é bem simples: tão importante quanto estudar é ter contato com a língua. Novamente voltando ao exemplo das aulas de terça e quinta, uma leitura atenciosa no fim de semana, só por 15 minutos e uma outra na segunda à noite, de outros 15, ajuda e muito no desempenho da próxima aula.
E o que eu mencionei de prazeroso acima é muito simples: não precisa nem pegar em livros: coloque um DVD com áudio e legenda em Inglês no fim de semana, você vai ter contato com Inglês por 1h30 ou mais se divertindo com o filme, mas, sem perceber, estará exercitando e muito suas habilidades de compreensão e análise em Inglês.
Música também é ótimo. Não tem paciência de ficar parado ouvindo ? Gosta muito de mpb, pagode ou forró ? Tudo bem. Ao dar uma caminhada, corrida ou pedalada no fim de semana, ouça as músicas de sua preferência no seu mp3, mas coloque algumas em Inglês. Também ajuda muito para as aulas e para o próprio desenvolvimento da aprendizagem da pessoa.

Bom domingo a todos. Agora são 8h da manhã e vou dar uma volta de bike.
Ouvindo Evanescence e Nightwish.

2 comentários:

Carol Ronsó disse...

Oi!
Vi seu post sobre o envio de livros para estudo! Gostaria muitissimo! te envio meu email e espero contatos!
Já grata pela atenção,
Carol ronsó

clinicapsicosjc disse...

Oi Fábio!
Aproveitando um pouquinho de tempo livre no trabalho para ver o blog!
Abraço!