segunda-feira, 23 de março de 2009

Simple Present e Present Continuous

Bom dia a todos.
Já falei sobre estes tópicos aqui mais de uma vez mas vou voltar ao assunto pois semana passada fiquei atordoado como há tanta gente boa que se enrola muito ao tentar formar frases com estes dois tempos verbais.
Dou normalmente entre 30 e 40 aulas por semana e tenho contato com cerca de 50 pessoas. Na semana passada, substituindo uma professora na escola, dei 6 aulas extras e tive contato com outras 70 pessoas, mais ou menos, e cerca de 80 por cento delas não sabiam a diferença no uso destes dois assuntos, Simple Present e Present Continuous.
Antes é importante mencionar uma coisa. Há, em Inglês e em qualquer outra língua, o que chamamos de habilidades ativas (que nos exigem atitude de criação) como falar e escrever e passivas, que são a leitura e a compreensão auditiva.
Os resultados de exercícios de habilidades passivas são sempre muito superiores. A maioria dos meus alunos de 2003 pra cá tem realmente facilidade em identificar gramática e vocabulário corretos. Criar algo é que tem sido o problema.

Vamos lá: Present Continuous - To be + verbo com ING. Se não tem um dos dois está errado. They are watching TV. Certo. They are watch TV. Errado. E como tem gente que escreve assim. Faltou o ING no verbo.
They watching TV. Errado. Faltou o verbo to be. É um erro mais raro mas acontece também.

Simple Present. I play soccer every day. Negativa =I don´t play soccer every day. Certo. Mas muita gente, talvez por mania de usar o verbo to be o tempo todo escreve: I am not play... Errado ! Se há um verbo sem ING não pode haver to be.

Resumindo: Com ING - She is playing tennis. She isn´t playing tennis. Is she playing tennis ? Todas certas. Já vi muito Does she is ... De jeito nenhum. Não colocamos auxiliar do e does com verbo to be na mesma oração.
Sem ing = sem verbo to be e quando fazemos negativas ou perguntas usamos o auxiliar ( há um caso de ênfase que usamos o auxiliar na afirmativa mas é um tópico mais avançado que não vou mencionar aqui agora para não confundir).
Do they speak English ? Yes, they do ou Yes, they speak English.
NO, they don´t e No, they don´t speak English.

É isso aí, então. Desejo a todos bons estudos e uma ótima semana.
Qualquer ajuda é só falar, ou melhor, escrever.

24 comentários:

Ráfaga Morena disse...

Olá!
Meu nome é Ráfaga, tenho 19 anos e sou carioca. Estou começando a estudar inglês na wise up, e ja estou no básico 3. No basico 1 aprendi a me apresentar e o simple present. no básico 2, o present continuous, adjetivos e adverbios. Neste, o basico 3, estou aprendendo o simple past, mais tudo o que vi, mais uns bonus. Porém, não estou conseguindo assimilar as coisas. Está difícil... Lá eles correm mesmo com a matéria. Não sabia nem cores, nem frutas, nem os principais verbos, animais ou essas coisas bem bem bem básicas, sabe?
Agradeço por você estar, com paciência, passando essas dicas. Ficarei sempre de olho no seu blog.
Pode botar ums explicações sobre essas matérias q eu te explicitei??
Fica com Deus.

Fabio Costa e Silva disse...

Oi Ráfaga.
É um prazer te ajudar, mas vou dar uma explicação bem resumidinha pois se não levaria horas e daria umas 50 paginas.

Basicamente usamos o simple present para fatos e o present continuous para ações em andamento.
O que muita gente se enrola é que há alguns verbos, que mesmo representando ação em andamento não recebem to be e ing. São os chamados defectivos.
Ex: I am nos understanding não existe. Assim como não existem I am needing your help e I am wanting to go now. Understand, Need, Want e uns outros 20 mais ou menos não se conjugam no gerúndio.

Quanto ao simple past, a maior dúvida dos meus alunos é quando usar present perfect e quando usar simple past.
Ex: I have written two books. Além de não mencionar o tempo, é uma ação que pode ter uma continuidade.
I wrote a book last year. Tempo determinado.
Senna won 41 races. Não vai acontecer mais.

Advérbios de frequencia: vêm geralmente antes dos verbos e depois do to be.
She is always late
They are never happy.
Mas:
I always get up early.
She never drinks beer in the evenings.
We often watch a soccer match at night.

Adjetivos - Normalmente não vão para o plural e precedem um substantivo.
She is a beautful girl.
They are beautiful girls.

Mistura Boa disse...

Valeu mesmo Fábio!
Eu estou na mesma situação que a Ráfaga, tb estudo na wise up. Realmente lá é muito corrido e para piorar meu tempo é bastante escasso p/ o estudo. Gostei muito da sua explicação, bem simples, mas de fácil assimilar.

Forte Abraço!
Alexandre, Rio de Janeiro.

Vanessa disse...

Boa noite! Também estudo na wise up e também estou com dificuldade de assimilar os conteúdos... tenho buscado auxílio na internet. Obrigada pela ajuda! Vanessa- São Paulo

Trust's acclaim disse...

Hello! meu nome é Taísa e dou aulas de inglês em cursinhos aqui em Manaus - AM. procuro sempre explicações e exercícios novos para levar as aulas. ainda sou uma mera iniciante e só ensino pq amo o idioma.
Adorei teu blog. 100sacional mesmo.

*
Vc poderia postar algumas dicas ou dinamicas que realmente ensinem de forma leve ou engraçada?

*
XX hugs

Fabio Costa e Silva disse...

Oi Taísa.
Obrigado pela mensagem.
A respeito das dicas eu te diria 3 coisas:
1 - Faça o possível para todos terem participação igual. Se o aluno é introvertido e não participa, tende a largar logo.
2 - Faça jogos e pequenas competições com eles. Isso os estimula muito.
3 - Tente adquirir estes livros:

5001 QUESTIONS FOR HOURS OF CONVERSATION - SECOND EDITION

AUTOR: ROSKOWINSKI, ROMAN CHRISTOPHER
EDITORA: ROMAN CHRISTOPHER ROSKOWINSKI
ISBN: 9788590430025

CEM AULAS SEM TÉDIO - PARA O PROFESSOR DE LÍNGUA ESTRANGEIRA - EDIÇÃO REVISADA E AMPLIADA

AUTOR: AMORIM, VANESSA / MAGALHÃES, VIVIAN
EDITORA: INSTITUTO PADRE REUS
ISBN: 9788514000013

Anônimo disse...

oii!
meu nome a gabriela,tenho apenas 12 anos e sou soteropolitana.
Hoje eu tenho prova de ingles e estava com duvidas nesse assunto mas vc consegui tira-las obrigada por me ajuda!!=D.
VC REALMENTE E UM GRANDE PROFESSOR!

Sandra Dutra disse...

Olá Fábio!
Adorei o seu blog, eu também sou aluna do Wiseup e tenho muitas duvidas, pois como o pessoal já disse aquino blog o tempo lá é corrido demais e nem sempre a gente consegue aprender tudo que deveria. Adorei suas dicas! Teria algum livro que voce me incaria pra ler mesmo eu sendo iniciante no Inglês?
Um forte abraço!
Sandra Dutra...

Fabio Costa e Silva disse...

Oi Sandra.
DÊ uma olhadinha nos livros de leitura para estudantes em uma livraria SBS. Há vários níveis e você certamente conseguirá ler um deles. Na minha opinião nos níveis mais básicos a leitura fica muito mecânica pela ausência quase total de palavras mais difíceis que são importantes para ligar elementos das frases mas você pode tentar.
Abração

Natalya Bueno disse...

Bom eu tb sou aluna da wiseup e nao preciso dizer de novo que o tempo la voa. Eu tenho muitas dificuldades para fazer os exercios onde se deve completar com simple present ou present c. Nunca sei oq usar.
Eu realmente fico muito perdida, não sei como focar no estudo.

Unknown disse...

Boa tarde Fabio, tb sou aluno da Wise-up e fiquei surpreso lendo todos esses pots. até mandei o link do seu blog para a Direção da minha escola. Alguma coisa está errada!!! Mas de qualquer forma, quero parabeniza-lo!! vc me ajudou mto. Gostaria de saber aonde vc da aula?

Fabio Costa e Silva disse...

Oi Paulo.
Moro e trabalho no RJ, em Botafogo.

Ainda bem que eu nunca emiti uma opinião sobre a Wise Up...

Anônimo disse...

Oi, Fábio. Parabéns pelo blog. Muito bacana!

Sou aluna da Wise up e me vejo obrigada a dar minha opinião tbm. Rs... A proposta do curso é um aprendizado rápido e "superficial" (é pra sair falando logo, trocando em miúdos) e todos sabem disso quando entram, já que é IMPOSSÍVEL tornar-se expert em qualquer idioma num tempo tão curto então, tem que ter mais esforço do aluno (não dizendo que o pessoal que comentou não esteja se esforçando! Longe de mim julgar os outros e suas dificuldades).

É um curso para adultos que tenham conhecimento de língua portuguesa também (não adianta o professor ficar falando de sujeito, verbo, advérbio e gerúndio em inglês se o cara não sabe em português) e também já tenha algum conhecimento de inglês (acho realmente que, pra alguém que não sabe nada vezes nada, vai sentir bastante dificuldade em acompanhar).

É óbvio que duas aulas por semana de 1h30 cada não vai transformar ninguém em bilíngue em 18 meses mas alguns colegas com quem estudei vivem reclamando que não aprendem e não falam mas, não fazem as lições, só veem filme legendado e mal falam dentro da sala de aula. Evidentemente, o professor deve incentivar tudo isso mas, é complicado quando o aluno também não faz sua parte. Estou no Intermediate 2 e percebo a minha evolução desde o início (entrei já no Basic 3).

Eu não trabalho lá!! Hahahhaha (Quando eu defendo, as pessoas logo falam isso. Rs...) Já tive até problemas administrativos em uma das unidades que estudei mas quanto ao ensino, eu não tenho do que me queixar.

Sucesso a todos!
=D

Cris

Fabio Costa e Silva disse...

Oi Cris.
Muito obrigado pelo seu depoimento, muito bem escrito e argumentado, contribuindo para a evolução deste blog.

Anônimo disse...

oi meu nome e elio
NO PRESENT CONTINUO OU PROGRESSIVE TEM QUE TER O VERBO COM ING E O TU BE
OU PODE TER SO UM ??

Fabio Costa e Silva disse...

isso aí. Precisa ter os dois

Anônimo disse...

Adorei fabio isso vai me ajudar muuito na prova de inglês

Anônimo disse...

ADOREEI isso vai me ajudar muuito na prova de inglês

Anônimo disse...

Olá vi os comentários a respeito da wiseup e realmente é verdade é difícil acompanhar, muita coisa pra fazer sozinho e pouco tempo em aula,meus chequinhos já estão lá agora tenho que me virar,e meu parabéns você dá uma ajuda e tanto abraço!

Anônimo disse...

Boa Noite!!!!
Consigo direrenciar e formar frases com o Simple Present e Present Continuous, tenho dificuldade quando em um exercicio tem aquele espaços pra completar e temos que identificar se é um ou outro...Por que geralmente falta justamente os verbos(auxiliar e principal)...Pode me Ajudar???

Obrigada

Fabio Costa e Silva disse...

Será um prazer. Me mande um e-mail detalhando mais.

Aline Peixoto Gonçalves disse...

Obrigada Fabio pela explicação eu também sou aluna do wise up, e estava um pouco predida!

junior disse...

oi meu nome e junior eu nao conseguindo entender o simple present me ajuda como entender

Fabio Costa e Silva disse...

Junior:
http://inglesnapontadalingua.blogspot.com/2009/05/analise-completa-do-simple-present.html