Boa tarde a todos.
Quem lê este blog há um tempinho sabe das maravilhas que escrevo a respeito da coleção Interchange Third Edition e da gramática Basic Grammar in Use, do conceituadíssimo autor Raymond Murphy.
São os materiais que mais uso com os alunos e achei uma boa ideia compartilhar com vocês aqui alguns exercícios da gramática que as pessoas erram muito.
Um parêntese aqui: Não sou muito a favor de download de material didático. Prefiro e incentivo que as pessoas comprem os livros mas se você não puder dá pra baixar o Grammar no 4 shared. Mas por favor, evite. Procure comprar. É um senhor investimento.
Bom, aqui vão alguns erros que diferentes alunos meus sempre cometem. Quando os exercícios aparecem eu já fico pronto esperando a resposta errada:
Unidade 5, exercício 5.4
Este exercício é o primeiro que inserimos advérbios no livro. Então o aluno foca sua atenção apenas em onde colocar corretamente o advérbio na frase e esquece a conjugação do verbo. Erros de foco deste tipo são comuns no início da aprendizagem mas é bom evitá-los para não se tornarem um vício.
Unidade 6, exercício 6.1
Muita gente erra o número 6. Este "do" da frase não é o auxiliar e sim o verbo "fazer". Você deve fazer o mesmo procedimento que vinha fazendo nos outros 5 exercícios. A negativa do simple present se faz pelo auxiliar "don´t" ou "doesn´t" + o verbo da frase.
Unidade 8, exercício 8.2
Olhe com bastante atenção as palavras dos números 6 e 7. Estas duas perguntas se parecem muito com formas mais fáceis e comuns que temos de fazê-las.
Unidade 10, exercício 10.2
Leia a linha inteira antes de começar a resolver. Em vários casos a escolha da palavra certa na primeira frase ou oração é justificada pela existência da segunda.
Unidade 12, exercício 12.4
Apesar de o material ainda estar num nível bem fácil este é o exercício mais complicadinho até aqui. Tentem fazer duas coisas:
Primeiro, deixem para resolver por último o número 2. Todos têm demonstrado um certo vício de ir automaticamente numa resposta errada. Errando aqui você automaticamente erra mais uma.
Outra coisa: O exercício não se trata apenas de colocar as ações em negrito. O aluno precisa fazer a pergunta obedecendo a estrutura certa: auxiliar - sujeito - verbo e, se necessário, complemento.
Unidade 18, exercícios 18.3 e 18.4
Estes dois exercícios são de pura lógica, como se fossem exercícios matemáticos. Se você ler com atenção os exercícios que iniciam cada um deles (já resolvidos pelo livro) você percebe claramente o que fazer. Preste atenção na lógica de como as coisas acontecem. Há um padrão. É só entendê-lo e segui-lo.
É isso aí.
Abraço a todos e boa semana.
Pequenas desgraças do dia a dia - 3:
Há 13 anos