segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Uma pequena ajuda com exercícios do Grammar in Use

Boa tarde a todos.
Quem lê este blog há um tempinho sabe das maravilhas que escrevo a respeito da coleção Interchange Third Edition e da gramática Basic Grammar in Use, do conceituadíssimo autor Raymond Murphy.
São os materiais que mais uso com os alunos e achei uma boa ideia compartilhar com vocês aqui alguns exercícios da gramática que as pessoas erram muito.

Um parêntese aqui: Não sou muito a favor de download de material didático. Prefiro e incentivo que as pessoas comprem os livros mas se você não puder dá pra baixar o Grammar no 4 shared. Mas por favor, evite. Procure comprar. É um senhor investimento.

Bom, aqui vão alguns erros que diferentes alunos meus sempre cometem. Quando os exercícios aparecem eu já fico pronto esperando a resposta errada:

Unidade 5, exercício 5.4
Este exercício é o primeiro que inserimos advérbios no livro. Então o aluno foca sua atenção apenas em onde colocar corretamente o advérbio na frase e esquece a conjugação do verbo. Erros de foco deste tipo são comuns no início da aprendizagem mas é bom evitá-los para não se tornarem um vício.

Unidade 6, exercício 6.1
Muita gente erra o número 6. Este "do" da frase não é o auxiliar e sim o verbo "fazer". Você deve fazer o mesmo procedimento que vinha fazendo nos outros 5 exercícios. A negativa do simple present se faz pelo auxiliar "don´t" ou "doesn´t" + o verbo da frase.

Unidade 8, exercício 8.2
Olhe com bastante atenção as palavras dos números 6 e 7. Estas duas perguntas se parecem muito com formas mais fáceis e comuns que temos de fazê-las.

Unidade 10, exercício 10.2
Leia a linha inteira antes de começar a resolver. Em vários casos a escolha da palavra certa na primeira frase ou oração é justificada pela existência da segunda.

Unidade 12, exercício 12.4
Apesar de o material ainda estar num nível bem fácil este é o exercício mais complicadinho até aqui. Tentem fazer duas coisas:
Primeiro, deixem para resolver por último o número 2. Todos têm demonstrado um certo vício de ir automaticamente numa resposta errada. Errando aqui você automaticamente erra mais uma.
Outra coisa: O exercício não se trata apenas de colocar as ações em negrito. O aluno precisa fazer a pergunta obedecendo a estrutura certa: auxiliar - sujeito - verbo e, se necessário, complemento.

Unidade 18, exercícios 18.3 e 18.4
Estes dois exercícios são de pura lógica, como se fossem exercícios matemáticos. Se você ler com atenção os exercícios que iniciam cada um deles (já resolvidos pelo livro) você percebe claramente o que fazer. Preste atenção na lógica de como as coisas acontecem. Há um padrão. É só entendê-lo e segui-lo.

É isso aí.
Abraço a todos e boa semana.

11 comentários:

Anônimo disse...

Oi! Fábio
Obrigada mesmo, por disponibilar um pouco do seu tempo a nós, pobres mortais que estão arduamente aprender inglês.
Estou começando a fazer os exercícios. Logo,logo enviarei alguns para seu e-mail.
Valeu!
Elaine - São Gonçalo

Neicir disse...

Fábio! Estou encantada e admirada com teu blog.Resolvi começar a dar aula de Inglês depois de 36 anos parada.Estava apavorada pois não lembrava bem dizer de mais nada. Eis que através do Google te descobri e vi que posso em pouco tempo, com tua ajuda, recuperar o meu aprendizado.Obrigada pela ajuda que vais me dar daqui para frente e pelo incentivo que me destes para não desistir, através dos teus ensinamentos.
Neicir-Florianópolis-SC

Fabio Costa e Silva disse...

Oi Elaine e Neicir.
Muitíssimo obrigado pela mensagem. Adorei !
Boa semana pra vocês.

Abração

Babi disse...

Olá, Fabio! Tudo bem?
Encontrei o seu blog por acaso e gostei bastante, vc está de parabens!

Abraços, Barbarah

Fabio Costa e Silva disse...

Obrigado, querida.

Thaís disse...

Professor Fábio, aconselho (se você me permitir) às pessoas que estão interessadas em comprar o livro a fazê-lo pela Amazon. Motivo: preço! O 'básico' sai por 26 dólares já com frete... e chega ao Brasil em uns 10 dias.

Patrícia disse...

Eu descobri seu blog recentemente e fiquei maravilhada pelo quanto você ajuda tantos alunos desse idioma que comecei a pouco tempo a estudar de verdade. Como li muitos tópicos, eu me deparei com um de que você disse que ia descontinuar o blog. Poxa, não faça isso... Eu achei o seu conteúdo tão bom, infelizmente eu não comentava antes porque né, eu acabei conhecendo recentemente nas minhas procuras no Google por ensino de inglês. De parabéns mesmo com o seu blog. *-* Beijos

Glorimar Leal disse...

Professor Fábio,
estou precisando da sua ajuda... preciso entender o irregular verbs. Comecei a estudar este assunto no curso... e precipitadamente achei o assunto um pouco dificil...

Fabio Costa e Silva disse...

Oi Glorimar. Obrigado pela mensagem.
Infelizmente o assunto "Verbos irregulares" é 100% decoreba.
O que eu posso te dizer a respeito é apenas o seguinte: Na maioria dos casos a conjugação do verbo no particípio é igual à do passado. Mas, claro, há muitas exceções.
Dê uma olhada em
http://www.sk.com.br/sk-irrve.html

Karen disse...

Oi Fabio, estava aqui relendo suas dicas e talvez não tenha procurado direito, mas precisava de umas dicas de podcast para aulas de listen. Como uso bastante Ipod acho que dicas de podcast seria complementar. Teria algumas dicas? Muito obrigada!

Fabio Costa e Silva disse...

Oi Karen.
Tem bastante material no Agenda Web:
www.agendaweb.org

Há muita quantidade também no site da BBC mas é Inglês britânico.