quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Cuidado com o uso de pronomes possessivos

Bom dia a todos.
Primeiro, eu gostaria de agradecer às redações que têm chegado para o meu e-mail. É um prazer poder ajudá-los. Só peço desculpas de estar demorando um pouquinho pois tenho dado muitas aulas nessa época pré vestibular e ENEM.
E são justamente as redações o motivo da criação deste tópico. Tenho percebido uma confusão geral na tentativa de usar os pronomes possessivos, em epecial "your" e "yours".
A chave para acertar é pensar o seguinte: ambos os pronomes (e todos os outros possessivos) são neutros e o verbo ligado a eles vai variar conforme o número do substantivo (singular ou plural).
O maior motivo da existência desta dúvida é a simples conjugação dos pronomes retos. O que muitos alunos pensam:

1 - Se com o verbo to be faço "you are" e "your" é o pronome possessivo do sujeito "you", logo devo conjugar da mesma forma: "you are" e "your...are".
ERRADO - Como "your" é neutro, a variação do verbo ligado a ele vai depender do número do substantivo, ou seja, se o substantivo for singular, termos "is" e se for plural, teremos "are".
Exemplos: your book is over there; your parents are waiting for you.

2 - A mesma dúvida alguns alunos têm quando usamos outros verbos.
Peguemos por exemplo o verbo WORK
I work, you work, he-she-it works...
Raciocínio errado: Como "your" é o possessivo de "you" e "you" se liga ao verbo sem mudanças, logo todo verbo ligado a "your" não apresentará mudanças.
Novamente a chave para acertar a conjugação é concordar o verbo com o substantivo, ou seja, substantivo singular se liga a verbo+S e substantivo plural se liga ao verbo sem mudanças.
Exemplos: your mother works a lot; your friends work every Saturday.

Importante: o raciocínio explicado acima vale para todos os pronomes possessivos adjetivos - my, your, his, her, its, our, your e their.


Agora as 2 confusões que envolvem o possessivo YOURS:
Primeiro raciocínio errado - YOURS é plural de YOUR
Não, não é. YOURS tem função diferente de YOUR que é substituir o substantivo (enquanto YOUR precede o substantivo). Logo, nunca haverá "yours parents"

Segundo raciocínio errado: YOURS vai aparecer sempre no final da frase.
De fato, cerca de 90% da aplicação deste pronome ocorre no final da frase mas ele pode aparecer em outro ponto da frase pois sua caracterísica é substituir o substantivo.
Exemplo de frase correta: My car is dark blue but yours is white.
O uso deste YOURS é evitar a repetição desnecessária de CAR. Claro que a frase "My car is dark blue but your car is white" está certa, mas soa um pouco infantil você não acha ?

Finalmente, é importante lembrar que, assim como no caso anterior, esta explicação vale para todos os pronomes possessivos substantivos (mine, yours, his, hers...)

Boa quinta-feira a todos.

2 comentários:

Tiago Moreira disse...

Oi Fábio, bom dia! Estava procurando no google se encontrava algo sobre livros infantis em inglês e acabei achando seu blog. Em primeiro lugar, parabéns pelo trabalho realizado. O blog parece bem legal... Então, estou kerendo ensinar minha filha o inglês desde cedo. Ela tem 01 ano, mas converso com ela bastante em inglês e ela entende muito do que falo. Mas queria adquirir livros em inglês para contar historinhas pra ela. Sabe onde posso conseguir livros infantis em inglês? Se for doação, melhor ainda... abraço!!!

Fabio Costa e Silva disse...

Legal, Tiago. Bela iniciativa !
Você certamente encontra materiais infantis na livraria SBS. O site é www.sbs.com.br
Desculpa não poder te ajudar muito quanto a isso mas minha experiência é totalmente ligada a adolescentes e adultos.
Abração