quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Para professores de Inglês. De coração.

Boa tarde a todos. Este é um tópico especialmente dedicado aos professores de Inglês, sejam eles de curso, escola ou particular.

Vou tratar de um assunto delicado. Gostaria muito que todas as aulas de Inglês fossem como... deveriam ser: professores ensinando e alunos aprendendo. Às vezes isso não ocorre. Infelizmente.

Há casos óbvios que não vão ser tratados neste post: alguns professores não ensinam porque não sabem ou não querem e alguns alunos não aprendem por fatores como fome, criminalidade no meio onde vivem, falta de material etc.

Tomemos como base o que realmente acontece na grande maioria das aulas: professores sabem e querem ensinar e alunos querem e têm condições de aprender.

A pergunta é: Há casos em que mesmo assim os alunos não aprendem. O que fazer ?

Minha dica é: mostre que você está interessado no aprendizado do aluno. Ele não é um cliente, ele é um amigo, um irmão e você vai fazer tudo o que está ao seu alcance para ele aprender.
Você, professor, vai ter toda a paciência do mundo com ele, vai explicar a mesma coisa inúmeras vezes com um sorriso sincero, vai criar materiais, textos e figuras para que o aluno possa visualizar melhor o que ele precisa e vai, sempre, mostrar que o aluno é a pessoa mais importante da sua vida. Porque é mesmo.

Agora, se você fez isto tudo e em 6 meses de aula o aluno faltou metade, nunca fez um dever de casa, nunca fez uma redação e claramente não assimilou de verdade nenhum assunto que você tenha passado e revisado mais de 10 vezes...

Continue a tratá-lo com amor e respeito. Continue fazendo tudo ao que está ao seu alcance mas, para seu bem e para sua própria sanidade, aceite que, infelizmente, algumas pessoas não vão aprender como deveriam pois isso também é uma questão de interesse e compromisso por parte do aluno fora de sala de aula e sobre isso você não tem controle.

Nunca faça chantagem, nunca trate ninguém mal mas guarde no seu coração: se, numa aula de conversação numa segunda feira de manhã, pela vigésima semana seguida, um aluno (aos trancos e barrancos e usando a língua portuguesa mais da metade do tempo) te disser que foi a um churrasco, à praia, a um jogo de futebol e a uma festa e "não teve tempo de fazer o dever de casa" perca as esperanças de ver aquele aluno fluente. Ele não vai ficar. NUNCA. E isso não é culpa sua. Continue fazendo o seu trabalho com sabedoria, amor e dedicação e deixe as consequências das atitudes erradas do aluno por conta dele.

Grande abraço a todos.

Um comentário:

Anônimo disse...

I appreciate your blog. It1s very interesting! please, visit mine

www.profjorgeleal.blogspot.com