segunda-feira, 26 de julho de 2010

Estudando Inglês por conta própria

Boa tarde a todos.
Talvez por estarmos às vésperas do fim das férias escolares e por começar um novo semestre venho recebendo, nas últimas duas semanas, algumas mensagens parecidas, pedindo dicas de que material usar para que as pessoas pudessem estudar Inglês por conta própria ou tivessem uma outra opção às aulas em cursos que já têm.

Abaixo estou explicando um procedimento que, se levado a cabo com seriedade e muito estudo diário, vai deixar a pessoa, ao fim de cerca de 1 ano e meio , com gramática, vocabulário, escrita e listening afiados. (Só faltaria a fala, a ser aprimorada posteriormente com aulas de conversação)

Comece com o Interchange Third Edition - Intro, de Jack C. Richards. Use, em cada uma das 16 unidades, o Student´s book, o workbook e um dos 4 CDs de áudio correspondente à unidade que você estiver estudando.
Ao fim das 16 unidades deste livro faça duas coisas:
a) Na gramática Basic Grammar in Use, de Raymond Murphy, faça os exercícios de todos os tópicos gramaticais que você viu no livro.
b) No material exclusivo de compreensão auditiva Tactics for Listening, também de Jack C. Richards, faça os 72 exercícios das 24 unidades do primeiro livro, o Basic.

Segunda etapa:
Interchange 1 (inteiro, ou seja, mais 16 unidades de livro texto, caderno de atividades e CDs)
Basic Grammar in Use (novamente, fazer os tópicos de gramática pelos quais você passou ao estudar o livro principal)
Tactics for Listening (resolver agora todo o segundo volume, o Developing)
Nesta segunda etapa há mais um passo: melhorar o vocabulário. Isso você faz com o livro Illustrated Everyday Expressions with Stories, de Casey Malarcher. Faça todos os exercícios do livro.

Ao final destas duas etapas você estará com Inglês Básico completo.

Terceira Etapa
Interchange 2 + Basic Grammar in Use + Tactics for Listening (volume Expanding) + Illustrated Everyday Expressions 2
Ao fim do estudo destes materiais comece a acompanhar, com áudio e legendas em Inglês, uma série de TV americana em DVD. Eu aconselho Prison Break por ser a que eu mais gostei (já acompanhei mais de 1000 capítulos de umas 20 séries diferentes) e por ter só 4 temporadas, ou seja, você vê um fim razoavelmente próximo ao começar, ao contrário de séries muito longas como Friends, ER, 24 horas e Law and Order.

Ao final da Terceira etapa você tera Inglês Intermediário.

Na quarta etapa, apesar de ser possível você continuar fazendo sozinho, eu aconselharia a seguir o último volume do Interchange com um professor. Isto porque este último volume é fundamentalmente voltado para a conversação (você vai sentir que isso vai acontecndo cada vez mais de um livro para o outro).

Quarta Etapa
Interchange 3

Como adquirir o material ?
O ideal, claro, é comprar. Eu sempre compro na SBS pois tenho 20% de desconto de professor cadastrado e, ainda, quando faço uma compra muito grande ainda peço um desconto extra que sempre me é concedido ( www.sbs.com.br )
Há a opção de tentar o download no site 4shared mas eu não acho muito legal pois gosto de ter os livros todos em mãos e não de forma virtual precisando do computador para estudar ou tirando milhares de impressões em folhas. Além do mais, no 4 shared há só um pouco mais da metade dos 15 livros que mencionei e um ou outro CD.

Eis a imagem dos livros que eu falei:


Boa semana a todos vocês.

7 comentários:

Henry Akashi disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Poesia Cibernetica (Berg) disse...

Esse Interchange é como o Grammar in Use vem com as respostas? Pois eu to afim de seguir esse metodo. Abraços

Fabio Costa e Silva disse...

O livro do professor sim, mas é caro e difícil de achar.

Fabio Costa e Silva disse...

O livro do professor sim, mas é caro e difícil de achar.

Unknown disse...

Olá Fabio, boa tarde!!
Estou estudando ingles sozinha, e gostei muito das sugestões de livros que você postou. Há mais de 15 anos fiz o curso básico, intermediário e metade do avançado em uma escola conceituada em Belo Horizonte. Desde então praticamente não tive contato com a lingua.
Entrei no site SBS que você indicou e vi que o livro Basic Tactics for Listening, vem com Audio Cd, por R$185. Além disso, eles vendem o Audio Cd (Pack of 3) por R$198. Minha pergunta é, tenho que comprar os dois ou o cd de áudio do livro tem todo o conteúdo de que preciso?
Obrigada,
Maria

Fabio Costa e Silva disse...

Boa tarde, Maria.
Caso você use só o CD, você até consegue fazer alguns exercícios, mas só 1/3 do total.
Te passo mais explicações por e-mail, se você quiser.
fabiocsrocha@gmail.com

Tamara Rossweiler disse...

Boa tarde.
Já ouvi comentários de uma professora de Inglês dizendo que o Interchange está obsoleto. Estou interessada em uma escola de línguas que utiliza esse livro, mas fiquei insegura. Poderia me ajudar? Agradeço e aguardo.