sábado, 27 de fevereiro de 2010

Para professores particulares de Inglês - 2

Bom dia.
Esta semana, primeira inteira depois do Carnaval e quando finalmente começou o ano, notei uma peculiaridade nos meus alunos particulares. Muitos estavam "enferrujados" por não terem estudado, tido contato nenhum com a matéria por 10 ou mais dias, e estavam também um pouco sem paciência para materiais didáticos.

Isso já tinha acontecido uma vez, tomei um procedimento que tinha dado certo e fiz de novo a mesma coisa este ano, graças a Deus com os mesmos resultados.

Sempre falo a meus alunos que o ideal é seguirmos uma coleção de material didático, no nosso caso o Interchange, mas dou-lhes a liberdade de, no momento que quiserem, por uma aula ou em definitivo, trocarem o material para uma coleção só de listening, de vocabulário ou de gramática. Estão todas à disposição deles.

Há dias, entretanto, que os alunos não querem nada disso, nada convencional e é quando escrevo no quadro um texto ou um diálogo, em que o objetivo é preencher lacunas com assuntos gramaticais, vocabulário de nível básico ou avançado ou até mesmo business.

Abaixo vai um pouco do que criei esta semana e usei com os alunos. Espero que possa ser útil a mais pessoas.

1 - "______ beautiful diamond ring is this ?"
"It ______ to my grandmother. My grandfather gave it to her as a ______ gift when they got married 40 years ______.

2 - "Thank you, mom ! These are the most beautiful earrings I have ______ seen in my life."
"You deserve ______ sweetheart. You´ve ______ the best student in your classroom all these years and I thought it was high time I ______ you the best gift I could think of."

3 - "Are you ______ to ______, sir ?"
"Yes. I´ll ______ a double cheeseburger, french fries and a Cola."
"Anything for ______ ?"
"Yes. A ______ of apple pie please."

4 - "Hi, could I ______ to Mrs. White please ?"
"I´m ______ she´s not in. Would you like to ______ a message ?"
Obs: Não colocar SORRY no primeiro espaço da linha de cima. Há uma palavra mais adequada no vocabulário mais formal de empresas.
"______ is MR. Wayne from R.W.X. Please ______ her call me as soon as possible."
"Ok. I ______ give her the message."

Nenhum comentário: