quinta-feira, 31 de março de 2011

Novo esquema do Blog

(Tópico escrito originalmente em 18 de janeiro de 2011)

Boa tarde a todos.
Levei hoje meu quinto livro para registro e, de posse do protocolo, já estou enviando-o por e-mail, gratuitamente, para quem quiser, como tenho feito com os outros quatro. Quem quiser é só pedir.

Como mencionei no tópico de 14 de janeiro, o blog tem recebido muitas visitas mas as pessoas, em sua imensa maioria, apenas participam lendo as mensagens aqui postadas e na grande maioria das vezes só sei disso ao observar o relatório de tempos de cada visita pelo Sitemeter.

Bom, a partir de hoje o esquema do blog vai ser diferente. Já há mais de 230 postagens, sendo mais de 100 de dicas de estudo e gramática e mais de 60 com exercícios de todos os níveis. Ou seja, tem material pra meses de estudo.

Os tópicos que entrarem no blog agora serão exclusivamente de Dúvidas de Leitores, ou seja, o blog só cresce com a participação do público. Futuras mensagens só aparecerão com a colaboração dos leitores que podem escrever por aqui ou por e-mail (lembrando mais uma vez que meu e-mail é fabiocsrocha@gmail.com).

Vocês podem mandar mensagens com qualquer tipo de dúvida gramatical pois dúvidas de vocabulário são rapidamente esclarecidas com o dicionário ou com o google. Quem quiser pode mandar o e-mail com a dúvida e dizendo se eu posso ou não publicar o nome da pessoa e isso vai ser sempre obedecido por mim.

Ok ? Assim eu continuo produzindo ajuda no blog como foi o pedido de muita gente e não me sinto confuso de estar ou não escrevendo à toa quando um tópico que eu considero muito útil não recebe comentários.

Obs - Assim como as postagens "Links ùteis" e "Livros grátis", esta estará sempre na primeira página do blog para que pessoas que o conhecem há pouco tempo saibam como ele funciona.

Grande abraço a todos.

terça-feira, 1 de março de 2011

Dúvidas de Leitores - 5

Boa tarde, professor.
Tenho dedicado algumas horas diárias nestes últimos dias da parte final de minhas férias à leitura do seu blog. Parabéns por colocar assuntos tão diversos quanto importantes.
Tenho 32 anos, creio que meu Inglês seja razoável, mas já perdi algumas oportunidades de emprego e não estou dando certo com os cursinhos. O que fazer ?
Andreílson Nélson Novaes (pode colocar meu nome)


Boa tarde Andreílson e muito obrigado pelo envio da mensagem e pela autorização da publicação da mensagem no blog.
Sua dúvida é parecida com a de alguns alunos particulares que estou tendo atualmente.

De início uma constatação que já mencionei algumas vezes aqui no Blog: falar Inglês correta e fluentemente exige MUITO estudo, mas MUITO mesmo. Muito mais do que 99% das pessoas que se dispõem a começar a aprender imaginam.
Você deve comparar o estudo de Inglês com o de uma faculdade, por exemplo. Assim como você só será advogado se tiver um conhecimento sólido de diversos ramos do Direito, você só terá fluência se dominar fala, escrita, leitura e compreensão auditiva em Inglês. Se uma delas não anda, emperra as outras. É fatal. Acontece mais cedo ou mais tarde.
Portanto, meu conselho inicial é: não falte nem chegue atrasado às aulas e estude muito entre elas.

Quanto às aulas propriamente ditas: por volta dos 20 e poucos anos muitas pessoas começam a ter impaciência com cursos de Inglês, não querem mais ficar presos a turmas e se irritam ou sentem vergonha de estar no meio de adolescentes de 13 a 16 anos (e que geralmente dão um show de pronúncia e conhecimento).
Não recomendo o estudo por conta própria mas sim aulas particulares com alguém que você sinta confiança quanto ao seu conhecimento e à possibilidade de você fuzilar esta pessoa de perguntas e tê-las sempre atendidas de forma convincente e carinhosamente paciente (o que é impossível num curso).

Ainda, quanto ao material: combine com seu professor de adotar um material didático completo e, também de forma pré-estipulada, use algumas aulas para se aprimorar em áudio, gramática, vocabulário ou textos. Há ótimos livros específicos para tudo isso e certamente um bom professor saberá como usá-los sem atrapalhar o andamento do material principal.

E, finalmente, quanto à duração: partindo do princípio que você não vai faltar, tirar férias nem se atrasar, vai estudar da forma mais perfeita possível (uma hora todo dia), fazer todos os deveres e redações e, mais tarde, ler e analisar tudo o que o seu professor lhe ensinar, acredito que em 2 anos você terá fluência. Tente ter aulas três vezes por semana, ou duas semanas de duas aulas e duas semanas de três aulas no mês.

Em suma: com o apoio adequado de um profissional, um vasto e complexo material para estudo e muita dedicação sem esmorecer em momento algum, você e qualquer pessoa podem aprender e ser fluentes em Inglês. Com as preocupações da vida adulta é mais difícil mas ainda perfeitamente possível.

Me avise se você conseguir. Até hoje foram poucos os que conheci que permaneceram firmes o tempo todo e não se deixaram abater pela preguiça, a distância, as tentações do fim de semana, a hora extra no trabalho, as provas da faculdade, o aniversário da sogra, a tia doente etc etc etc.