sábado, 17 de setembro de 2011

Sobre o TOEFL

Boa tarde a todos.

Inicialmente gostaria de pedir desculpas pelos mais de 15 dias sem atualizações no blog. O período de agosto ao início de dezembro é, para mim, graças a Deus, de muito trabalho, com muitas aulas para dar, matérias para preparar e e-mails para ler e responder.
O tópico de hoje, justamente, trata de um assunto que tem chegado para mim com frequência por e-mail nestes últimos dois meses. A preparação para o exame do Toefl.
Pessoas têm perguntado, principalmente, quais materiais estudar e apresentam para correção algumas dúvidas de gramática e vocabulário.
Muitos têm ficado desapontados com minhas respostas mas não posso esconder a verdade: quase todos que estão me mandando os e-mails estão longe de estar preparados e, MUITO IMPORTANTE, estudar materiais específicos para o exame não vai adiantar de nada.
O estudante deve encarar o estudo para o TOEFL como um curso de pós graduação, tendo que, obrigatoriamente, estar muito afiado nos materiais didáticos regulares como, por exemplo, o Interchange ou o Touchstone ou o Top Notch.

Um exemplo: Eu sou fluente em Inglês desde 1993. Em março daquele ano eu já tinha terminado o IBEU e viajado duas vezes para o exterior para praticar o idioma. Já falava sem pensar em Português e via filmes sem precisar de legenda. Em 2004, fluente há mais de 10 anos, já professor formado pela faculdade e trabalhando em cursos e aulas particulares resolvi fazer o exame para estimular um aluno e tirei o equivalente a 85% de acertos. Foi um resultado apenas razoável na minha opinião.

O conselho que fica é: tem tempo e quer estudar ? Ótimo. Faça todos os exercícios deste blog e, no final, os 4 testes de nivelamento que eu elaborei. Se você conseguir uma nota superior a 85 ou 90% de aproveitamento, AÍ SIM você estará apto a COMEÇAR a estudar para o TOEFL. E neste caso eu te indicaria o livro:

Check your vocabulary for Toefl
Autor - Rawdon Wyatt
Editora Macmillan

Por favor, sigam o meu conselho. Inglês é a matéria que, de longe, tem mais desistência pois as pessoas acham que tudo vai ser "piece of cake" e, ao perceber que não é bem assim, se desmotivam, entristecem, tomam raiva da matéria e podem ter seriamente prejudicados seu futuro profissional, sua carreira e talvez até sua permanência na empresa em que trabalham.

Uma última coisa: me perguntam muito em quanto tempo a pessoa está apta a ter condição de fazer a prova. Eu diria algo em torno de 1000 horas de estudo pra quem hoje, NÃO SABE NADA. Aí você planeja o número de horas de estudo semanal pra ver quando consegue marcar a prova. Se você tiver um aproveitamento superior a 80% nos testes de nivelamento que eu coloquei aqui no blog creio que umas 500h de estudo e/ou aulas sejam suficientes. Com duas horas de aplicação diária, de segunda a sexta, em um ano você estará com todas as condições de ter um resultado excelente no exame.

É isso aí.
Grande abraço a todos.

5 comentários:

Matheus disse...

cara gostei muito do seu blog parabéns...to estudando pra minha prova nas escola faço 3 ano
e vc me ajudou muito...obrigado que Deus te abençoe

Taiane disse...

Olá! Seu blog é shooow! Muito bom mesmo, parabéns :)

Anna disse...

Olá, boa noite!
Gostaria de parabenizá-lo pelo blog, muito interativo e completo. Sou estudante do curso de Gerontologia da USP e esse semestre auxiliarei um amigo numa oficina de inglês para idosos. Seu blog vai me ajudar bastante a ter boas ideias para o projeto, além disso as dicas são muito úteis e vão nos ajudar a elaborar um material bom. Muito Obrigada! Parabéns!!

Thaís disse...

Fabio, o mesmo vale para o PET? Por motivos profissionais vou precisar fazer o PET e gostaria de saber se a dica do post também se aplica a esta certificação. Encontrei um livro 'equivalente' na Amazon, mas ainda não comprei, pois não sei se corresponde aos meus objetivos (Check Your English Vocabulary for PET (Vocabulary Workbook) - Tessie Dalton)

Obrigada!

Roberto disse...

Não pule do barco... gostei do seu blog... legal mesmo... ajuda muito!
não deixe o barco!!! meu brother!
Parabéns!!!