sábado, 28 de fevereiro de 2009

Materiais que comprei recentemente

Aqui vão alguns dados de materiais que comprei recentemente na SBS aqui de Botafogo.
Ei-los:

Cambridge Grammar of English
Ronald Carter e Michael McCarthy
Cambridge
É o melhor material que já vi até hoje. Um aluno meu disse, com muita propriedade, que esta obra é a "Bíblia" do Inglês. Tem quase 1000 pags e tudo o que eu precisei consultar de gramática avançada (avançadíssima) achei aqui.

5001 questions for hours of Conversation
Roman C. Roskowinski
São realmente 5001 perguntas de Conversação. Também poupa um trabalhão de pesquisa. Até conhecer este material eu tirava tudo de conversação de http://iteslj.org/questions/

Developing Listening Skills 1
Casey Malarcher
Compass Publishing
O melhor deste material de listening é a maneira como os exercícios são propostos, de uma forma bem variada e diferente dos materiais convencionais.

O desafio dos SuperAmigos volume 2 (esse comprei nas Lojas Americanas)
São 2 DVDs com 16 episódios de mais ou menos 20min cada com áudio e legendas em Inglês. Este material é sensacional. Como cada desenho é curto mas com muitos diálogos, dá para usar nas aulas em meia hora e trabalhar gramática, listening e compreensão de texto. E o pessoal fica emocionado de ver os desenhos do começo dos anos 80.

Essential Business And Practice
Elementary to Pre-Intermediate
Michael Duckworth
Oxford
Vou simplesmente transcrever o que está no livro, sensacional !
"One of the best grammar books for teaching business English. It combines grammar with interesting discussion material on business matters."

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Colégio Santo Amaro - Aula 3

Exercício 1:
Coloque DO DOES DID AM IS ARE WAS WERE HAVE HAS
Obs 1 - Há também frases negativas
Obs 2 - Pode ser que uma ou outra frase nao precise de nada
Obs 3 - É importante entender o vocabulário do exercício.

Eis as respostas corretas:

1 - They (were ou weren´t) at the beach yesterday.
2 - I (am not) a stupid guy. (am também está gramaticalmente certo)
3 - (Do) you need glasses ?
4 - I (don´t) need help. I can do it alone.
5 - (Were) you tall when you (were) a child ?
6 - She has _________ to get up early every day. (Não colocar nada mesmo no espaço)
7 - I (was ou wasn´t) expecting to see you when I (was) in hospital that awful day.
8 - If you (don´t) come to my party you will not receive any souvenirs. (Também aceitei "nada" no espaço pois, apesar do significado estranho, fica correto gramaticalmente).
9 - She _________ had to go a few minutes ago. (Não colocar nada mesmo no espaço)
10 - That cute teddy bear (doesn´t) have brown fur like almost all the others.
Quase todo mundo errou esta 10. Não se pode deixar o espaço em branco pois o sujeito é singular (it) e não concorda com have.
11 - She (was, wasn´t, is, isn´t) kidding when she said she (was, wasn´t, is, isn´t) angry with you.
Mas o ideal nesta 11 é colocar wasn´t na primeira e was na segunda.
12 - (Have) you bought any magazines lately ?
13 - (Don´t) turn off the lights. It's dark in here.
14 - These (are) good guys. You can trust them.
15 - It (is) a non-stop flight. It (doesn´t) stop anywhere.
Também aceitei was + didn´t
Obs - non-stop = adjetivo ; stop = verbo
16 - I _________ like him because he _________ dishonest.
Opções certas para a questão acima:
don´t e is
nada e isn´t
am not e is
am e isn´t
17 - Look ! The cars (are) crashing.
18 - Be prepared to watch a nice _________ show. (Não colocar nada mesmo no espaço)
19 - (Are) you with her ? (Aceitei were também)
20 - (Did ou didn´t) you talk to her when she (was) in Canada ?

Exercício 2:
Em qualquer língua a conversa precisa ter muitos sinônimos. O uso repetitivo das mesmas palavras torna a conversa chata, enfadonha, e faz a pessoa parecer alguém com pouco vocabulário, poucas idéias.
Nas frases do exercício abaixo o objetivo é sempre dizê-las duas vezes de forma parecida, justamente para mostrar a quem lê ou a quem ouve o seu bom conhecimento da língua.

Exemplo: How much is this book ? (cost)
A palavra em parênteses deve ser usada na segunda frase para formarmos uma semelhante. Para isso, obviamente, teremos que mudar a primeira e não vamos só acrescentar a outra palavra, devemos encaixá-la com o auxílio de outras, para tornar a frase gramaticalmente correta.
Então How much is this book? - How much does this book cost?

Vamos fazer o mesmo com:
How much money do you have? (dollars) - How many dollars do you have?
Do you have many friends ? (got) - Have you got many friends ?
A policeman´s job is very difficult. (has) - A policeman has a very difficult job.
São Paulo was the champion of 2008. (last year) - São Paulo was last year´s champion.
Geography is easier than Chemestry. (less) - Geography is less difficult than Chemestry.
That man is sweeping the floor. (by) - The floor is being swept by that man.
Fabio: "I don´t like liver." - Maria: "I don´t like liver either." (neither) - Neither do I.
She´s been living here for 3 years (2006) - She´s been living here since 2006.
I don´t have any friends. (no) - I have no friends.
This cell phone stopped working an hour ago. (for an hour) -This cell phone hasn´t been working for an hour.
She is so beautiful...(such) - She is such a beautiful girl...
Maria is my best friend´s girlfriend and she lives in Copacabana. (who) - Maria, who is my best friend´s girlfriend, lives in Copacabana.
I need some information. (two) - I need two pieces of information.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Colégio Santo Amaro - aula 2

Matéria de Gramática da aula de hoje:

1 - Uso de many e much
Many - Ligado a substantivos contáveis - Normalmente usado em afirmativa, negativa e pergunta.
Do you have many books ?
Yes, I have many books.
No, I don't have many books.

Much - Ligado a substantivos incontáveis - Normalmente usado em negativa e pergunta.
Do you have much money ?
No, I don't have much money.
Yes, I have a lot of money.

Usamos much na afirmativa ligado a comparativos ou intensificadores.
Maria is much more beautiful than Ana.
I love you very much.
I know this much is true.

2 - Uso de present perfect
Tempo verbal composto pelo auxiliar have (ou has) + verbo no particípio. Não se junta a outro auxiliar na mesma oração.

Present Perfect x Simple past
I have written two books.
I wrote two books last year.

Present Perfect x Simple Present
I am a teacher. I live in Botafogo.
I have been a teacher for almost 6 years.
I have lived in Botafogo since I was born.

3 - Palavras chave
Ações raras - win the lottery, travel by ship...
Have you ever traveled by ship ?
Yes, I have already traveled by ship.
No, I have never traveled by ship.

Ações comuns - brush my teeth, read the newspaper...
Have you brushed your teeth yet ?
Yes, I have already brushed my teeth.
No, I haven't brushed my teeth yet.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Colégio Santo Amaro - 3 ano - Aula 1

Assuntos gramaticais dados :

1 - Artigos indefinidos a/an
Importante - "A" antes de som de consoante e "An" antes de som de vogal.
a chair, a book, a door, a computer
an apple, an elephant, an idol, an orange, an umbrella

Entretanto:
a unit (u com som de you); a European country (som de you também)
an hour (h mudo) a husband
an x-ray, an M.T.V program (quando pronunciado o som da letra no alfabeto e este SOM tiver som inicial de vogal).

2 - Preposições de lugar e tempo - Há uma forma de entender sem precisar decorar.

Lugar - On = Rua, estrada e avenida
Lugar maior que On = In = Bairro, cidade, estado e país.
Lugar menor que On = At = Casa, Apartamento, Loja etc.

I was born in Brazil.
She lives in SP.
My classes are in Botafogo.
She lives on Voluntários da Pátria.
She lives at 445 Voluntários da Pátria.
See you at the mall.

Tempo - On = Semana, partes da semana e dia.
Tempo maior que On = In = Mês e ano
Tempo menor que On = At = horas
Casos específicos - In the morning, in the afternoon, in the evening, at night.

I was born in 1976.
I was born in March.
My classes are on Fridays.
My classes are at 11:50 every Friday.

3 - Uso de Who nas perguntas:
a) Se houver preposição ligada a ele, ela deve vir no fim da frase:
Who are you talking to ?
Who did she go to the beach with ?

b) Usamos a estrutura comum (pron interrog + aux + verb + compl) se queremos uma parte do predicado como resposta:
Who did you invite ?
I invited MARIA.

c) Fazemos a pergunta sem auxiliar no presente e no passado quando buscamos o sujeito como ponto principal da resposta:
Who invited you ?
MARIA invited me. ou MARIA did.

Who needs help?
YOUR BROTHER needs help. ou YOUR BROTHER does.

Grande abraço a todos e até semana que vem.

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Exercício sobre pronomes

Pronomes Realtivos

1 - Em qual das frases o pronome pode ser omitido e por que ?
a - This is the book that must be bought today.
b - This is the text that you asked for.

2 - O uso do pronome THAT está errado em uma das frases abaixo. Localizar e explicar o erro:
a - Maria, that is a good student, should have studied more last week.
b - I really enjoyed the book that you gave me last week.

Pronomes interrogativos

3 - Uma das perguntas abaixo está errada. Localizar e explicar o erro:
a - Where is your mother ?
b - Whose is this black cell phone ?
c - Why is this subject so important ?
d - What is that beautiful child studying ?

4 - Coloque as palavras em ordem, formule a pergunta e Dê uma resposta cabível:
table - what - made - is - old - of - brown - this - ?

5 - Pronomes reflexivos
Sabemos que a afirmação "I've hurt me" está errada, devemos usar "I've hurt myself " pois temos um caso em que quem executa e sofre a ação é a mesma pessoa.
Observe as frases:
He hurt himself at the park yesterday. Ok, frase certa.
He hurt him at the park yesterday.
A frase acima está certa ou errada. Explique.

6 - Pronomes possessivos.
Formule um diálogo em que a palavra "yours " não seja usada como última palavra de uma frase ou oração.

7 - Pronomes demonstrativos.
Coloque as frases abaixo no singular.
These are good girls and they don't deserve to be punished.
Those bills haven't been paid yet.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Para uma boa conversação em Inglês

Este tópico abrange conversação, gramática e vocabulário.
Muitos brasileiros que aprendem Inglês precisam usá-lo no trabalho. Normalmente através de e-mails mas algumas vezes em conversas com chefes ou colegas de filiais das empresas em que trabalham no exterior.
Em qualquer língua a conversa precisa ter muitos sinônimos. O uso repetitivo das mesmas palavras torna a conversa chata, enfadonha, e faz a pessoa parecer alguém com pouco vocabulário, poucas idéias.
Nas frases do exercício abaixo o objetivo é sempre dizê-las duas vezes de forma parecida, justamente para mostrar a quem lê ou a quem ouve o seu bom conhecimento da língua.

Exemplo: How much is this book ? (cost)
A palavra em parênteses deve ser usada na segunda frase para formarmos uma semelhante. Para isso, obviamente, teremos que mudar a primeira e não vamos só acrescentar a outra palavra, devemos encaixá-la com o auxílio de outras, para tornar a frase gramaticalmente correta.
Então How much is this book? - How much does this book cost?

Vamos fazer o mesmo com:
How much money do you have? (dollars) - How many dollars do you have?
Do you have many friends ? (got) -
A policeman´s job is very difficult. (has) -
São Paulo was the champion of 2008. (last year) -
Geography is easier than Chemestry. (less)
That man is sweeping the floor. (by) -
Fabio: "I don´t like liver." - Vitor: "I don´t like liver either." (neither) -
She is not old enough to behave like this. (too) -
She´s been living here for 3 years. (2006) -
Would you like some coffee? (do) -
I don´t have any friends. (no) -
This cell phone stopped working an hour ago. (for an hour) -
She is so beautiful...(such) -
Maria is my best friend´s girlfriend and she lives in Copacabana. (who) -
I need some information. (two) -

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Frases em que a tradução atrapalha.

Quem é ou já foi meu aluno e para quem acompanha o blog ou o jornal com relativa assiduidade sabe: eu sou amplamente contra a tradução como método didático. Acho um péssimo meio de estudo pois não libera a pessoa de pensar em Português, maior praga para quem tenta e não consegue falar Inglês direito há anos.

Infelizmente os maiores casos de "decoreba" em Inglês são os verbos irregulares. Temos que decorá-los para usar Present Perfect e Passive Voice, não tem jeito. Mas é um erro gravíssimo decorar traduções para estes verbos pois a pessoa fica limitada ao uso correto da língua pois muitas vezes o verbo na frase foge de sua "tradução" que vemos muito em marcadores de livros distribuídos em alguns cursinhos. Que horror !

Exemplo clássico - Traduzir sempre "ter" por have.
Então " Eu tenho 32 anos" = I have 32 years. NADA DISSO. Devemos usar I am 32 years old.

Outra:
She takes her daughter to school every day. Perfeita frase.
Agora : She takes 30 minutes to walk from A to B. ERRADÍSSIMO !
A ação de "levar tempo para fazer algo" tem uma estrutura própria que não equivale à tradução mais fácil, ao pé da letra.

O correto é IT TAKES HER 30 minutes to walk from A to B.

Tente resolver estas:
  1. Anda logo ! Estamos atrasados para a festa. (andar não equivale a walk)
  2. Ela ganha 1000 por mês. (ganhar não equivale a win)
  3. Estamos ficando sem comida em casa. (ficar não equivale nem a get nem a stay)
  4. Eu a conheci em uma festa há 10 anos atrás. (conhecer não equivale a know)
  5. Me deixa quieto ! (deixar não equivale a let)
  6. Você perdeu o ônibus ? (perder não equivale a lose)

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Para professores

Tipos de exercícios para usar com os alunos:

1 - Crie o máximo de palavras possíveis com 3 letras:
buy, nod, ten, ago, win, hit, eat, ate...

2 - Crie uma frase e faças os alunos completarem.
Frase 1 - Yesterday, I was watching TV when...
Aluno 1 - ... I saw a cockroach in the kitchen...
Aluno 2 - ... I was starting to panic, so I called my mother...
Aluno 3 - ... ...

3 - Pegue muitas figuras recortadas de revistas e espalhe pela sala fazendo perguntas:
Aluno 1 - What is she doing ?
Aluno 2 - What are they wearing ?
Aluno 3 - Why is she sad ?
Aluno 4 - ... ?

4 - Trabalhando com vocabulário ou gramática, desenhe uma espécie de caminho no quadro e divida-o em 20 ou 30 partes. Faça perguntas aos alunos e, a cada acerto, avance casas. A competição estimula muito o aprendizado. Se houver um prêmio como um chocolate ou uma revista, melhor ainda.

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Mais exercícios

Assuntos abordados

Countable - Uncountable words
Comparison of adjectives
Genitive Case
Future - Will
Conditionals
Prepositions
Passive voice

As frases abaixo estão perfeitas mas podem ser construídas de outra forma, igualmente certa.
Veja o exemplo:

She is not old enough to go to nightclubs. (usar TOO abaixo)
Outra frase: She is too young to go to nightclubs.

I have few dollars. I can't buy you that toy. (little)
Thank you very much. (lot)
He is wearing a black suit. (pants)
You should check the place first. (to)
Maria is twice as rich as Joana. (much)
Why did she miss the bus ? (How)
How much is it ? (does)
Her husband's sister is her best friend. (...law)
Maybe I will go to the bank tomorrow. (might)
Do you have to go there now ? (got)
Could I borrow your book? (lend)
My wife bought these books yesterday. (were)

Mais um de vocabulário

Preencha com ao menos 5 palavras:

I have never...
One day I will...
She told me that...
I think my mother...
My cell phone...
The girls in my class don't...
I wish I had never...
What would my neighbor do if...
You can't take these...
Few people...
The championship will be...
It must be great to...
I can't stop thinking about...
If I were ten years younger I would...
Someday I will...