terça-feira, 4 de setembro de 2012

Força de vontade x "Dar murro em ponta de faca"

Boa tarde a todos

Já tratei deste assunto aqui outras vezes mas não custa repetir.
Você, adulto, precisa aprender Inglês ?

Faça o seguinte:
Entre em um curso ou procure um professor particular.
Adquira um bom material didático.
Não falte às aulas e nem chegue atrasado.
Faça seus deveres de casa e estude com afinco as lições dadas em sala de aula.

Fazendo isso você estará agindo da forma mais correta possível na sua empreitada de aprender Inglês e tentar ficar fluente.

Mas preste muita atenção em algo extremamente importante:
Se surgirem muitas dificuldades, tanto no aprendizado da matéria como em fatores externos como locomoção para as aulas, pagamento ou possíveis atrasos, faça uma de duas coisas:

Tenha paciência, força de vontade e dedicação mas dê a você mesmo um prazo de seis meses. Se os problemas não forem resolvidos neste período e, se, principalmente, você estiver com dúvidas crônicas no seu aprendizado, faça um imenso favor a você, seu professor, e às pessoas que tenham contato pessoal e profissional com você: abandone os estudos.
Sim, você não leu errado. Eu, o professor Fabio Costa e Silva, falei exatamente isso que você dificilmente vai ler em algum lugar que queira seu dinheiro. Teve muitas dificuldades por seis meses e fez tudo o que estava a seu alcance e não aprendeu nada ? Pare de dar murro em ponta de faca e desista.
O motivo é bem simples: No mercado de trabalho hoje o ideal é saber Inglês e pelo menos mais uma língua mas o ser humano deve entender que, assim como existe habilidade, aptidão e pré-disposição para jogar futebol, tocar bem um instrumento musical ou fazer uma boa comida, existe também a aptidão para aprender idiomas e a verdade nua e crua é: embora todos precisem, assim como as outras aptidões mencionadas, nem todo mundo é capaz de conseguir fazer determinada tarefa.

Um exemplo bem claro sou eu mesmo.
Sou professor de Inglês há 9 anos. Dou mais de 40 aulas por semana. Tenho alunos em fila de espera de horários, já tive coluna em jornal, já escrevi 5 livros, já ouvi centenas de vezes que sou o melhor professor de Inglês que algum aluno já teve na vida mas, em outros campos tenho minhas limitações.
Crônicas.

Não sei cozinhar. Nem fritar ovo.
Não sei trocar lâmpada.
O motor de um carro, pra mim, é um livro em japonês.
Na escola repeti o segundo ano do ensino Médio com média anual ZERO em Física.
Na faculdade de Direito (depois me formei em Letras) repeti Processo Civil no quarto ano TRÊS VEZES. E não me formei.

E sei que não sou burro por causa disso. Apenas não tenho aptidão.

Lembre-se sempre: Faça o seu possível. Não tenha preguiça. Esforce-se ao máximo, mas, em relação ao aprendizado de um idioma estrangeiro, dê a você mesmo, caso esteja com muitas dificuldades, um prazo de seis meses para resolver estes problemas.
Não resolveu ? PARE e concentre seus esforços em outra atividade. Você não é burro e nem covarde por causa disso. Apenas tem limitações em um campo da vida e isso acontece com TODO MUNDO.

Abraço fraterno.