sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Atividades neste Blog de dezembro a fevereiro

Oi pessoal, boa tarde a todos.
Estou escrevendo este tópico para passar alguns recados aos leitores.

O período do meio de dezembro até 1 de fevereiro registrou, no último verão, uma queda de quase 70% nos acessos às páginas do blog.
Já percebi esta tendência esta semana também através dos relatos diários de visitas do sitemeter.

Por causa da procura bem menor, provavelmente vou postar muito pouco até o fim de janeiro mas estou checando e-mails e postagens todos os dias várias vezes ao dia.

Continuo à disposição de quem quiser para enviar os meus livros, corrigir quaisquer deveres e redações, esclarecer dúvidas e até dar aulas de graça para quem quiser vir a Botafogo. Estou com tempo de sobra pois mais da metade dos meus alunos parou com as aulas para descansar, viajar, estudar para as provas de fim de ano na escola e fim de período na faculdade. Podem mandar o que precisarem para o meu e-mail fabiocsrocha@gmail.com que eu atenderei o mais rápido possível.

Para quem precisar de reforço de gramática uma boa ideia é fazer os exercícios do Grammar in Use. Vocês conhecem ? É, na minha opinião e na de todos que tenho contato, a melhor gramática do mundo, não de dificuldade, mas de explicação, exemplos, diagramação e exercícios. Podem mandar que eu corrijo os exercícios e explico os erros.

Vocês podem fazer o download gratuito do livro em

Download do Grammar in Use



Grande abraço

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Adquirindo e mantendo a fluência em Inglês

Bom dia pessoal. No dia 9 de novembro postei aqui uma mensagem na qual falava de um aluno meu de nível intermediário que foi passar quatro semanas estudando na Inglaterra. Pois ele voltou domingo e tivemos ontem nossa primeira aula depois da viagem.
Que diferença ! Que mudança ! Melhorou muito ! Mas muito mesmo ! Era um aluno bom de leitura e listening (habilidades passivas) mas muito fraquinho de fala e redação (ativas) e me deixou impressionado.
Ao final da aula aproveitei para passar-lhe um recado muito importante que quero transmitir aqui também.

Como já falei aqui algumas vezes, meus alunos são todos pessoas que estudam em faculdades e/ou trabalham e fazem estágio. Todos têm namoradas(os) ou esposas(os) e diversas preocupações diárias, portanto, muito pouco tempo para estudar. Na maioria dos casos não conseguem fazer deveres, redações e pesquisas por falta de tempo. Entendo o problema mas sempre digo a eles para tentar o máximo possível.

Pois bem. Já tive alguns alunos que tiveram a possibilidade de viajar para o exterior e sei que conseguir isso é muito difícil pois é muito caro (eu mesmo não consigo viajar há 4 anos e meio e espero conseguir de novo em janeiro de 2011)e, quando voltam das viagens, estão, certamente, muito melhores nas habilidades de língua inglesa comparando com o que eu via antes.

O problema às vezes está no período de 2 a 6 meses depois da volta da viagem. Este período é crucial e decisivo para a vida da pessoa.
Explico: O "pulo do gato" para aprender Inglês é pensar as frases em Inglês, sem passar pelo Português e este é normalmente o último obstáculo a ser superado para conseguir se comunicar bem (reparem que estou mencionando "bem" e não "perfeitamente", pois vou mencionar este assunto já já).

Pois este aluno, como todos os outros, conseguiu. Está falando em Inglês com muito mais desenvoltura sem pensar nas frases em Português. Ainda comete vários erros, uns mais graves e outros menos, mas passa sua mensagem, consegue se fazer entender perfeitamente.

E o período de 2 a 6 meses que eu falei 2 parágrafos acima reflete como vai ser o futuro da pessoa quanto às habilidades de Inglês. Pela experiência de ter tido contato com dezenas de pessoas assim pude perceber que, se ela continuar com as aulas ou, de alguma forma, continuar estudando, praticando, ouvindo e falando diariamente (ou, vá lá, 2 a 3 vezes na semana), ela mantem a fluência e vai melhorando o vocabulário cada vez mais, até chegar a um nível, se não perfeito, pois isso nem eu tenho, que lhe permita falar e escrever sem erros básicos, que lhe permita fazer uma apresentação em Inglês no trabalho e ser elogiado pelo chefe, americano ou inglês.

Ao contrário, se a pessoa volta e marca 2 aulas por semana (8 aulas por mês) e falta a 50% delas e continua sem estudar, sem escrever e sem ouvir nada fora das aulas, vai por água abaixo todo aquele investimento e tempo da viagem.

Imaginem a comparação: você é um pai ou mãe, tem seu cônjuge e dois filhos, ambos são de classe média-média, tem um carrinho 2007 na garagem e seus dois filhos estudam em boas escolas. Uma renda familiar de cerca de 3000 reais é suficiente para a família se manter (sem regalias mas sem a "corda no pescoço"). Você ganha um prêmio de, digamos, 1 milhão de reais na mega sena e usa metade no que precisa e acha necessário.

Sobram 500.000 reais que, se aplicados na caderneta de poupança com juros de 0,5 a 0,6% ao mês, vão render de 2500 a 3000 reais.

Você então, conseguiu um alívio mensal mais ou menos equivalente à renda da família. Se a família parar de trabalhar, vai viver com os rendimentos mais ou menos nas mesmas condições, mas, a cada saque extraordinário na conta, menos dinheiro fica e menos segurança, um número menor de vantagens e possibilidades.

Com o aprendizado do Inglês é exatamente a mesma coisa. Viajando ou não, se relaxar, vai estagnar e tende a piorar logo logo.

Bom, o tópico ficou um pouco maior do que eu queria, me empolguei um pouco escrevendo e espero que você tenha chegado até aqui lendo tudo isso.

Bom dia e bom trabalho (ou estudo) a todos hoje.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Colégio Santo Amaro - Aula 23 - Última do ano

Assuntos vistos em aula:

1 - Uso do pronome IT (que muita gente boa esquece quase sempre):
a - Sujeito de frase - It is raining.
b - Sujeito de ORAÇÃO (aí é que todo mundo esquece)
Ex: I don´t want to go there tonight because it is too far from here.
Because conecta as duas orações na frase. O pronome I é sujeito da frase e da primeira oração e o pronome it é o sujeito da segunda oração, que começa logo depois do nosso conectivo because.
c - Objeto de verbo transitivo.
Pergunta: Did you buy the computer ?
Resposta errada: Yes, I bought. Isso é Português ao pé da letra. Temos 3 respostas corretas possíveis:
c1 - Yes, I did.
c2 - Yes, I bought the computer.
c3 - Yes, I bought it.

2 - Estudo (o mais completo possível) de advérbios de frequência.
Regra geral: Advérbio vem antes de verbo:
Ex: She always wears pink.
They never drink beer.
I often have breakfast with my brother.

Exceção 1 - Com o verbo to be fazemos o contrário. Ele virá antes do verbo.
Ex: She is always tired.
They are never late.
I am often hungry.

Exceção 2 - O advérbio SOMETIMES pode começar a frase:
Ambas frases certas:
She sometimes sleeps late.
Sometimes she sleeps late.

Exceção 3 - (Essa a maior parte das pessoas desconhece)
Os advérbios que indicam pouca ou nenhuma frequência também podem começar a frase MAS virão com estrutura de pergunta, apesar de não representarem pergunta.
Ex:
Caso que estamos acostumados: She never visits her parents.
A frase ao lado parece estranha mas está igualmente correta: Never does she visit her parents. Sem ponto de interrogação. Não é pergunta.

Terminei a aula explicando um outro caso em que esta inversão é comum. É no caso da última condicional (past perfect + would have particípio)
Frase comum: If she had slept earlier yesterday she wouldn´t have missed her class today.
Outra forma (tira o IF e faz a inversão) - Had she slept earlier yesterday, she wouldn´t have missed her classs today.

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Livros que comprei e venho usando com os alunos.

Além dos livros das Coleções Interchange Third Edition, Tactics for Listening e Grammar in Use.

1 - Coleção New Headway - Autores Liz and John Soars - Oxford
Workbook with key - Pre-Intermediate
Workbook with key - Intermediate
Workbook with key - Upper-Intermediate
Workbook with key - Advanced

2 - Inglês de tudo um pouco
Edmilson Jose de Sá
Editora - Texto Novo

3 - What you need to know about English Expressions
Virginia Klein
Learners Publishing.

4 - What you need to know about Proverbs and Sayings
Anne Seaton & Rowena Knox
Learners Publishing

5 - English just for Lawyers
Luanda Garibotti Victorino
Disal Editora

6 - Inglês para Turismo e Hotelaria
Cristina Schumacher e Francisco da Costa
Editora Campus

7 - Dicionário de Expressões com GET
Roman Christopher Roskowinski
SBS Editora

8 - Determiners
Ken Singleton
SBS

9 - Inglês para concursos - Gramática
Carlos Augusto
Campus Concursos

10 - Como dizer tudo em Inglês - Livro de atividades
Ron Martinez
Campus